TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estratégico

Casos: Planejamento Estratégico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  269 Palavras (2 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 2

2 – Formas de se estudar a estratégia: A estratégia vista como dois momentos (visão de ANTONIO, 2006)

 

 Introdução

 

Na evolução do pensamento sobre estratégia organizacional pode-se distinguir, dois momentos principais: 2.1 - o momento do posicionamento e 2.1 - o momento do movimento. Assim sendo, esse capítulo foi adaptado e será destinado a reproduzir esses momentos, cuja proposição é de ANTONIO (2006).

No primeiro momento a estratégia organizacional é associada a princípios de adaptação e posicionamento, isto é, a estratégia organizacional pressupõe uma adaptação ao meio ambiente para deste modo adquirir uma posição dominante e proceder seguidamente à sua defesa. Este momento inicia-se com a análise de SWOT, do Inglês: Strengths (forças); Weaknesses (fraquezas); Opportunities (oportunidades); Threats (ameaças). Também denominada de FOFA – Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. É precisamente nesta análise que se baseia a reflexão sobre as vantagens competitivas que culminaram com os trabalhos, bem conhecidos, de Michael Porter.

O segundo momento da estratégia organizacional assume-se como uma ruptura, colocando em evidência uma estratégia centrada na intenção e no movimento. Neste segundo momento, a estratégia visa essencialmente a transformação permanente do jogo concorrencial e da própria empresa.

 

2.1 – O momento do posicionamento (ou da adaptação)

 

Até ao início dos anos de 1990, os avanços teóricos da disciplina de estratégia organizacional desenvolveram-se à volta da noção de posicionamento concorrencial. A sua filosofia de base era a adequação estratégica, o que pressupunha dois princípios fundamentais: para assegurar a sua sobrevivência a empresa necessita de adaptar-se ao ambiente; para ter sucesso a empresa deve construir uma vantagem competitiva e seguidamente defendê-la . Esse momento se estrutura em: a análise SWOT e a vantagem competitiva.

 

Figura 2.1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com