TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Por Um Exército Profissional

Trabalho Escolar: Por Um Exército Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  1.319 Visualizações

Página 1 de 3

Em 1934 foi publicado na França o Livro Vers l’ Armée de Métier, obra precursora de uma nova doutrina militar para a época. Posteriormente iria se tornar parte da história de que se a França tivesse considerada as observações desse livro, a ocupação da Renânia, a Anchluss, Munique e a invasão da Tchecoslováquia talvez não tivessem se concretizado. O Autor deste livro era um brilhante Oficial – Charles André Joseph-Marie de Gaulle.

Vers l’ Armée de Métier não era somente uma nova proposta de doutrina militar , mas era também uma peça clássica da visão histórica que a elite francesa não soube ou não quis entender.

Opondo-se ao pensamento dominante do Exército francês, defendia a guerra de movimento, à base de blindados, contra a ultrapassada concepção defensiva da guerra de trincheira e mostrava as tremendas vulnerabilidades das fronteiras com a Bélgica.

Alertava que havia algo de errado com a vigente doutrina de emprego operacional das forças terrestres. Os conscritos, envolvidos pela rotina no serviço militar obrigatório de apenas um ano de duração, quase não aprendiam nada. De Gaulle declarava que o Exército estava sendo integrado por homens despreparados e inexperientes, desprovido de equipamento moderno e carente de especialistas. Em resumo anunciava que haveria terrível desperdício, tanto de pessoal como de material, quando chegada a hora de colocar o Exército a prova.

Dizia que a Força Terrestre não podia se limitar à defesa estática das fronteiras, depender da lenta mobilização das reservas e confiar a segurança da Nação a acordos com países estrangeiros.

Os críticos de Vers l’ Armée de Métier apontaram que de Gaulle cometeu três erros graves: “considerar encerrada a era das grandes conquistas”, “admitir o emprego de blindados sem cobertura aérea” e “estabelecer o longo prazo de seis anos para a reorganização do Exército francês ignorando o veloz rearmamento alemão.

Logo as idéias de De Gaulle não tiveram bom acolhimento na França, a opinião pública estava dominada pelo pacifismo. A expansão do facismo levou a esquerda a combater o projeto do Exército Profissional.

Em 1936 a vitória da Frente Popular de esquerda colocou Léon Blum no governo e este perante a ameaça alemã solicitou a ajuda de De Gaulle.

Porém as idéias de De Gaulle eram contrárias ao alto comando francês. O General Maurin afirmava que seria pura loucura adotar uma estratégia ofensiva.

Enquanto isso do outro lado os chefes militares da Alemanha aplaudiam as propostas de De Gaulle e as colocavam em prática com êxito, inclusive Hitler determinou que seus assessores e generais fizessem a leitura de Vers l’ Armée de Métier e que analisassem bem as idéias de De Gaulle.

No Brasil Vers l’ Armée de Métier apareceu por volta dos anos 40 traduzido com o título “E a França teria vencido!” não despertando a atenção do público militar.

Acredita-se hoje que o conteúdo desta obra venha a contribuir de alguma forma na busca de uma solução equilibrada e inteligente para os problemas enfrentados pelo Exército brasileiro, na presente fase de transformação do mundo e da Nação.

A tecnologia avançada requer um Exército dotado de conhecimentos e equipamentos modernos, mais profissional no cumprimento de sua destinação maior de garantir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com