TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Por amor as cidades

Por:   •  16/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  1.235 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

[pic 2]

Analise minha cidade em conformidade com o texto ‘’Por amor as cidades’’ -  Jacques Le Goff  

        Uma breve analise do livro ‘’Por amor as cidades’’, podemos notar vários aspectos que encontramos na cidade do contexto medieval com a cidade atual. Fazendo uma breve comparação  entre ás cidades descritas por Le Goff percebesse que algumas estruturas não foram perdidas com tempo.

        Em busca por alguns desses resquícios analisamos como á cidade de Andradas foi construída, a algumas características medievais são de fato presentes, tais como, a própria construção da cidade em si, quando observamos uma imagem do inicio de sua construção notamos a presença de duas ruas centrais e as demais bem estreitas, as cidades medievais possuíam essa característica segundo Le Goff.          

Uma instituição bastante presente no contexto da cidade medieval é a igreja que mantem-se também como figura central em tempos atuais, esta imagem central da igreja  desde á idade média atravessa séculos e se mantém; Na construção da cidade de Andradas ela vem como figura central da cidade e toda cidade foi construída em torno da igreja, que fica atualmente em posto privilegiado e principal da cidade.

        A figura da igreja é fundamental para o desenvolvimento dos burgos, construções de grandes catedrais nas cidades medievais se torna comum e um atrativo para á cidade medieval de tal importância também é a construção da igreja matriz da então vila caracol que posteriormente vir á ser Andradas. A construção da igreja de Andradas tem ligação direta com contexto medieval, sua arquitetura é italiana como podemos ver na monografia ‘’Andradas e sua trajetória Luminosa’’ escrita por Sebastião Campos  ‘’Com as vindas dos estrangeiros italianos perpetuou-se a chegada de um novo padre na vila, o Padre Mariano Garzo. Esse novo representante da igreja que era de descendente de italianos como muitos outros que vinham se instalando aqui em Andradas a partir daquele período e assim por se seguir pelos outros anos do começo do século XX.

Em 1914 as vésperas da 1 guerra mundial em 1 de fevereiro chegaria em Andradas um padre que seria incontestavelmente importante historicamente para nossa terra como Dr.Aristóteles Aristomedo Benati que era engenheiro-arquiteto  que no mesmo ano daria inicio a construção da igreja de São Sebastião com moldes de uma igreja em Roma que ele tinha avistado quando ainda residia na Itália.

O novo servo de cristo que se instalara aqui sempre quando estava realizando seus sermões que havia uma necessidade de se criar uma nova igreja que seria maior e mais arejada para os futuros fieis que viriam a se integrar na nossa comunidade. Com uma iniciativa incrível o novo padre convoca uma reunião entre os fieis e já formulando o inicio das construções no dia 14 de março de 1914, na noite que se seguiu houve festa com a banda de Música Italiana e fogos de artificio glorificavam o inicio das obras da nova igreja.

A construção começou sem demora, pois a determinação e a inteligência do padre chamavam e contagiavam os fieis que ali estavam ajudando na construção, apesar de no início acanhados pela iniciativa inovadora do padre. Ela se iniciou no dia 15 de março em domingo aonde a força de vontade do padre era demonstrada através de sua determinação. (construção lado esquerdo corredor primeira semana santa) A população que no inicio não acreditara depois se encantará com ele e sua causa’’ (1995, Campos, Sebastiao Andradas e sua Trajetória Luminosa pág. 194) isso representa toda a arquitetura romana da igreja e que contém um formato de cruz visto e um ângulo privilegiado ( de cima )

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (367 Kb)   docx (254 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com