TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Por que estudamos a História?

Por:   •  28/3/2016  •  Dissertação  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 3

 Por que estudamos a História?

 História é a ciência que estuda o Homem e sua ação no tempo e no espaço. Em sua etimologia a palavra história nos trás como significado pesquisa e conhecimento advindo da investigação, e é justamente isso que precisamos para sua compreensão. O historiador Marc Bloch (1886 – 1944) nos disse que “a incompreensão do presente nasce da ignorância do passado.”.

     Estudar história não é de maneira exclusiva decorar datas e nomes. Mais importante que saber datas significativas de nosso passado é conseguir relacionar os fatos, percebendo deste modo que as transformações de uma sociedade não são voluntarias, mas determinadas por uma serie de fatores anteriores. Para conseguir relacionar estes fatos é preciso ter pensamento histórico que é a busca pelos fatores que originam tais acontecimentos. "A história não é o estudo do passado pelo passado, é necessário ir ao passado para a compreensão de todos os questionamentos do tempo presente” (Tiago Menta)

    O estudo da história é a criação de possibilidades de buscar explicações para as ações dos seres humanos, no passado e no presente. A história nos ajuda a compreender como os seres humanos viveram, pensaram e agiram na sociedade que viveram. Compreendendo isto podemos conhecer os caminhos e os acontecimentos pelos quais o homem foi protagonista e conhecer a nós mesmos. A história acima de tudo forma mesmo que indiretamente a nossa identidade.

    A identidade de um individuo e de uma sociedade é construída a partir e vários fatores entre eles  a cultura local que é constituída de tradições e de historia. Analisando a historia de uma determinada sociedade podemos ver a formação que cada pessoa teve, o que os seus antepassados fizeram, e como viveram em seu determinado tempo. A historia não tem raça ,gênero , preconceito, etnia, ou opção sexual seja quem for a pessoa, um presidente, imperador, monarca ou um simples servo, camponês, escravo, fazendeiro tem uma historia e seja seus atos pequenos ou seja ele o protagonista de uma grande revolução ele ajudou a construir a historia de sua sociedade , em no processo de formação e  as transformações que resultaram na sociedade em que hoje vivemos. A historia caracteriza a nossa forma de viver e caracteriza quem nos somos através dela podemos nos conhecer.

   Conhecendo o nosso passado e o passado de nossa sociedade pode evoluir. O melhor meio de aprendizagem é na pratica da vida com os erros e acertos. Não precisamos cometer os mesmos erros repetidas vezes para conseguir acertar. E se todas as vezes que precisássemos resolver um conflito entrássemos em guerra? Estudar historia é essencial para nossa evolução, seja ela pessoal ou social. Quando olhamos a trajetória da humanidade através do tempo, podemos ver os erros, falhas e muitas das vezes a morte de pessoas sem conhecimento, que levaram sua sociedade ao declínio, não podemos cometer os mesmos erros e deixar que mais pessoas padeçam por falta de conhecimento. Mas tendo sempre o cuidado de nunca analisar a historia com anacronismo. Precisamos do nosso passado para nos ajudar a viver e compreender o presente e tornar-se apto a melhorar o futuro. “Sem a História toda a humanidade desconhece seus êxitos, fracassos, conquistas e está sujeita a cometer um mesmo equívoco novamente" (Marcus Vinicius Leite).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (70 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com