TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção textual interdisciplinar em grupo - Um acontecimento, três jornais

Por:   •  1/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.149 Palavras (5 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

LICENCIATURA EM HISTÓRIA

AGEU DE JESUS SERRA

JEIBSON MARTINS BORGES

UM ACONTECIMENTO, TRÊS JORNAIS

Processos de produção no jornalismo latino-americano

[pic 3]

Tucuruí-PA

2016

AGEU DE JESUS SERRA

JEIBSON MARTINS BORGES

UM ACONTECIMENTO, TRÊS JORNAIS

Processos de produção no jornalismo latino-americano

Trabalho apresentado ao Curso de História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  A História da América.

Professores: Fabiane Tais Muzardo, Fabiane Luzia Menezes Santos, Aline Vanessa Locastre, Leandro César Leocádio

 

Tucuruí-PA

2016

SUMÁRIO

Introdução ____________________________________________________ p. 01

O ACONTECIMENTO

A VEICULAÇÃO DA INFORMAÇÃO ________________________________ p. 02

El Tiempo _____________________________________________________p. 02

O Estado de São Paulo __________________________________________ p. 02

El Comercio ___________________________________________________ p. 02

ANÁLISE DAS REVISTAS

Revista Época _________________________________________________ p. 03

Revista Veja ___________________________________________________ p. 04

As semelhanças e abordagens _____________________________________ p. 04

Referências ____________________________________________________ p. 05

Introdução[pic 4]

O artigo “um acontecimento, três jornais: processos de produção no jornalismo latino-americano”, da autora [1]Angela Zamim, tem por objetivo analisar os processos de produção que dão conta de sua materialidade jornalística. Considera um conjunto de notícias sobre o acontecimento dos jornais latino-americanos O Estado de S.Paulo, El Tiempo e El Comercio, publicadas em 2008 e 2009.

O arquivo reúne notícias que tratavam do acontecimento, publicadas entre março de 2008 e agosto de 2009, sendo 307 do Estado, 406 do El Tiempo e 503 do El Comercio e os aciona por três recortes: (1) a primeira semana de cobertura, (2) o primeiro mês; (3) e os 18 meses.

O ACONTECIMENTO[pic 5]

A morte de Raúl Reyes ingressa nos jornais como “o” acontecimento, aquele que irrompe como desestabilizador e tem sentido histórico. Para tal compreensão, o Angostura precisa ser inscrito no conflito interno colombiano. À morte vincula-se a notoriedade do morto, além da violência e excepcionalidade de sua ocorrência, porque pela primeira vez, em mais de 40 anos de conflito, um membro do Secretariado das Farc foi abatido pelo Exército.

A VEICULAÇÃO DA INFORMAÇÃO

El Tiempo

Este jornal destaca que o acontecimento é provocado pela Colômbia, inferindo que a ação militar instituiu um “golpe al corazón de las Farc”. Poucos movimentos da rede informativa de El Tiempo são suficientes para dar conta das ocorrências externas. O primeiro deles é da correspondente free- lancer em Quito, Maggy Ayala Samaniego, que explica no dia 2 como o presidente do Equador, Rafael Correa, soube do ocorrido na fronteira.

O Estado de São Paulo

Este Jornal infere que somente no dia seguinte é que as informações passam a aparecer por meio dos repórteres dos jornais. No dia seguinte, à rede informativa fixada a priori se justapõe a provisória. Dela participam os repórteres Ruth Costas e Expedito Filho, enviados à Colômbia e ao Equador, respectivamente. A partir do dia 10, sob a cartola América Latina, ainda é significativo o volume de informações produzidas sobre o Angostura, em sua maioria de agências. A reunião de chanceleres da OEA em Washington é tratada pela correspondente do jornal, lá sediada, Patrícia Campos Mello.

El Comercio

O jornal equatoriano aborda em suas páginas Política e Justiça. Tendo como correspondente em Bogotá, Carlos Rojas, ingressa no primeiro dia de cobertura, dia 2. No segundo, quando a invasão configura-se no acontecimento para o Jornalismo de El Comercio, Rojas ocupa-se do pedido de desculpas e das acusações do governo colombiano à chefia equatoriana; de como o anúncio da expulsão do embaixador colombiano em Quito foi recebida em Bogotá e da denúncia de nexos entre as Farc e o governo equatoriano, a partir dos computadores de Reyes.

Comumente El Comercio utiliza-se dos serviços do correspondente de El Tiempo em Washington, que produz despachos para os membros do GDA. Nesta situação, porém, faz trabalhar sua própria rede informativa. Como informou [2]Novais, 2010, Os Meios de Comunicação, de modo geral, auxiliam no acesso ao acontecimento, possibilitando tomar de empréstimo informações.[pic 6]

ANÁLISE DAS REVISTAS

Revista Época

Enfatiza a grande manifestação do dia “15 de março: os protestos pelo Brasil”. As Manifestações foram organizadas em várias cidades do país. A mobilização foi convocada, principalmente, pelas redes sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (141.2 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com