TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Profuncionario

Trabalho Escolar: Profuncionario. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  2.955 Palavras (12 Páginas)  •  958 Visualizações

Página 1 de 12

LIVRO 2 – EDUCADORES E EDUCANDOS: TEMPOS HISTÓRICOS

Maria Abádia da Silva

PRATIQUES

UNIDADE 2 – Educação Construída pelos Padres da Companhia de Jesus.

1-Como ocorreram às relações entre os colonizadores e os nativos? Comente a situação atual dos indígenas em nosso país. Como acolhemos as crianças e os adolescentes indígenas na nossa escola?

1.1 R.: Os colonizadores ocuparam estas terras, já ocupadas pelos nativos, e junto com eles vieram os padres da Companhia de Jesus, os quais tinham objetivo de evangelizar e disciplinar os nativos, introduzindo o princípio de que o ‘trabalho dignifica o homem’, usando-os assim como mão escrava bem como a exploração de terras.

1.2 R.: Diferentemente da época dos colonizadores, hoje os indígenas em nosso país tem a oportunidade de decidirem se vivem como nativos, ou se querem aderir o modo de vida dos ‘brancos’, como por exemplo, tem a oportunidade e direito a Educação e até mesmo ao ensino superior. Tal é a diferença que hoje existem instituições públicas que recebem milhões em verbas para cuidarem das terras e saúde do índio, sendo estas a FUNAI e a FUNASA.

1.3 R.: Acolhemos como qualquer outra criança ou adolescente da nossa comunidade, não havendo diferenças ou distinção, mas sempre respeitando e dignificando sua cultura, raça e modo de vida em particular

UNIDADE 3 - Aulas Régias: A Educação Dirigida pelo Marques de Pombal.

2- Converse com professores de História de sua escola sobre a presença das Congregações Religiosas ou dos seminários dos padres católicos em seu municipio.

Em geral o trabalho missionário é reduzido a compreensão da catequese indígena. Neste estudo constatar-se-á que as missões chegadas ao Brasil no início do século XX estabeleceram práticas de atuação que tinham como base a sede municipal, através inicialmente da instalação das Prefeituras Apostólicas, base territorial para o advento de prelazias e dioceses. A ação missionária se desenvolve na cidade tendo como principais objetivos, além da catequese indígena, a evangelização e a educação para o trabalho, através do seminário (edifício escolar) de ensino de artes e ofícios voltado para o universo masculino e a educação feminina, entregue às freiras, normalmente voltada para a alfabetização e o ensino de prendas domésticas. Assim, o trabalho missionário desempenhou importante papel na afirmação da soberania territorial estatal, na nacionalização da população e no processo de urbanização nas bordas fronteiriças da Amazônia Brasileira.

Escreva no memorial a seguinte questão: quais atividades educacionais os religiosos desenvolveram em seu município?

R temos uma escola estadual coordenada pela irmã, muito requisitada pela excelentes ensino

Converse com os outros funcionários de sua escola sobre a trajetória escolar de cada um deles.

R.:Minha trajetória escolar começou em 1983 no interior do ES, mas precisamente no município de São Gabriel da Palha. Minha escola se chamava Escola Unidoscente Córrego São João Batista. Lembro-me muito bem de todos os momentos que ali passei, minhas professoras vinham da rua para lecionar para aquele bando de criança, esta escola tinha dois turnos matutino e vespertino. Até me lembro do nome das professoras que eu estudei: Lurdes, Eloíza, Tereza e a mais brava de todas Maria Helena Chimierleski e todas se encontram aposentadas. Nesta época, ainda o Brasil vivia os anos finais da ditadura militar e os professores pegavam pesados com os alunos, nos deixava de joelho em cima de caroços de milho, feijão, areia e fora as reguadas que tomávamos pelas costas a fora, não existiam aquilo de enrolar em sala de aula igual hoje, o sistema era bem diferente deste que nós estamos vendo agora, ou você estudava ou ficava reprovado. Em 1995 estudei em uma escola por nome de Stélida Dias em Cariacica, e no final do mesmo ano, fui embora para São Domingos do Norte também no interior do ES. Eu morava na roça, trabalhava até as 16 horas e depois ia embora tomar banho e esperar o ônibus que me levava para a cidade. Esta escola tinha o mesmo nome da cidade (São Domingos) nesta, eu fiz muitas amizades conhecendo muitas pessoas legais que também moravam na roça e alguns na cidade. Os professores eram legais e ensinavam com dedicação. A diretora... Esta eu nunca me esqueci dela devida ser uma pessoa para mim muito especial, uma mão amiga não só dentro da escola, mas também fora dela e assim ela é até hoje, não mudou seu jeito de ser. O tempo passou, e em 2003 já morando em Jaciara, também tive muitas amizades e tenho até hoje, depois resolvi trocar de lugar, ao invés de aluno passei a ser professor

Depois, escreva a sua trajetória no memorial.

Destaque:

1. Suas alegrias, na relação com os colegas, professores e diretores;

R.: Sou uma pessoa muito querida, e gosto de ajudar a direção no que for possível

2. Como era a escola onde você estudou?

R.: A mesma ainda é de material. Estive lá o ano passado e pude comprovar de perto pequenas mudanças como: as janelas que na minha época de aluno era de madeira, a área não era cercada, mas agora cercaram com grades de ferro e o mais, está tudo do mesmo jeito.

Você recorda quem eram os funcionários?

R.: sim de um eu me lembro bem, uma professora que me marcou muito por ser minha prima e que me fez apanha por me reprovar

3. Registre uma lembrança, um caso que marcou sua trajetória. R.: uma coisa que me marcou muito foi quando uma professora me reprovou por causa de 0,25 decimo. Isso fez eu levar uma surra e passei as férias todas estudando matemática.

UNIDADE 4 – A Família Real Portuguesa e a Educação das Elites.

3- Como foi conduzida e construída a educação escolar durante a estadia da Corte portuguesa no Brasil? O que fez D. João VI no que se refere à educação formal?

R.: 1549, com a chegada dos padres e Irmão coadjutores, o ensino era destinados só para a elite.

Após

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com