TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Profuncionarios

Artigos Científicos: Profuncionarios. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/8/2014  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  639 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho Escolar e Teorias Administrativas. Modulo 10

Unidade 1: Concepções de educação: A relação escola-sociedade como ponto de partida e de chegada.

A educação varia de um lugar para outro, de um tempo para outro e de uma instituição para outra. Essa necessidade existe, fundamentalmente, em função dos tipos de sujeitos que cada sociedade deseja formar e das condições concretas de cada realidade social.

Ao longo do tempo, a educação tem sido objeto de muita discussão, motivo pelo qual foram surgindo diversas teorias para explica-la. Todavia, aqui o nosso interesse é analisar apenas algumas das principais concepções de educação, as quais, em linhas gerais, estão vinculadas a dois grandes paradigmas: O paradigma do consenso e o paradigma do conflito.

O discurso conservador do paradigma do consenso

Dentre as varias teorias que explicam o fenômeno educativo, destaca-se aquela vinculada ao funcionalismo. O funcionalismo percebe a sociedade como similar a um organismo vivo, composto de varias partes interdependente que, desempenhando funções especificas, devem ajudar na manutenção do equilibro social. Nesse sentido, a sociedade é preservada à medida que a harmonia reina entre os indivíduos, sendo as diferenças sociais percebidas como decorrências naturais das características pessoais desses mesmos indivíduos.

“O funcionalismo defende a necessidade da ordem social, bem como a reprodução das regras sociais pelos indivíduos, a fim de a sociedade perpetua-se”. Nessa lógica, vêm, em primeiro lugar, as estruturas sociais e não o indivíduo.

Na visão funcionalista, a educação é reduzida a um mecanismo adaptativo do homem à sociedade, restringindo-se à mera transmissão de conhecimentos, fazendo com que tradições e regras sociais sejam defendidas, por exemplo, pela escola, com o objetivo de manter o equilíbrio social.

Propostos do paradigma do conflito

O paradigma do conflito entende que toda sociedade possui contradições internas fortes o suficiente para levar à sua própria superação. Nesse sentido, os conflitos são vistos como necessários à organização social, pois eles estão presentes nas relações que os homens estabelecem entre si, no mundo social. Essa forma de perceber a sociedade tem como base o marxismo e adota o homem como o centro do mundo e como processo de suas ações, considerando que os humanos participam de determinadas relações sociais, defende que o mundo social deve ser compreendido a partir de seus condicionantes histórico-econômicos e da divisão e luta de classe. Este nível de percepção da realidade social influencia todas as concepções educacionais do paradigma do conflito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com