TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto escolar

Por:   •  26/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.139 Palavras (5 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CURSO DE PSICOLOGIA

PROJETO DE ESTÁGIO BÁSICO III-ESCOLAR E EDUCACIONAL

I – IDENTIFICAÇÃO DO(S) ALUNO(S) AUTOR (ES) DO PROJETO

1. Adriana Vicente           RA: 4209804610

II – APRESENTAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

ESCOLA: EE Escola Estadual Parque Marajoara II

RAZÃO SOCIAL: EE Escola Estadual Parque Marajoara II

ENDEREÇO: Rua. Rogério Giorgi s/nº Bairro: Parque Marajoara II

 Cidade: Santo André SP  

  CONTATO/TELEFONE: (11) 4474-3470

SUPERVISOR DO ESTÁGIO NO CAMPO: Lucinéia de Fátima Pelon 

DEPARTAMENTO(S) / SETOR (ES) ENVOLVIDO(S): Sala de aula do 3° Ano do Ensino médio e o professor.

CARGO/FUNÇÃO DOS PARTICIPANTES: Alunos e professore

III – JUSTIFICATIVA DO PROJETO        

Conforme as observações feitas através do Estágio Escolar e Educacional na Instituição de Ensino Estadual EE Parque Marajoara II, foi possível  entender que a indisciplina é uma das maiores dificuldades pelas quais os professores enfrentam para efetivação do processo de Ensino e Aprendizagem em todo contexto. Foram apresentados inúmeros problemas de indisciplina por parte dos alunos, como agressões físicas e verbais, desrespeitos aos colegas e aos professores, falta de interesse aos estudos, inquietação durante as aulas, conversas paralelas, e outros.

O problema da indisciplina em sala de aula tem sido uma das maiores preocupações existentes nas escolas. Um ato indisciplinado, por menor que possa parecer, pode ter consequências gravíssimas, passando de indisciplina para um ato de violência escolar, provocando grandes angustias nos professores que não sabem como lidar com a situação, muitas vezes optam por abandonar a profissão, e aos alunos desmotivados também abandonam a escola.

“A questão disciplinar é atualmente, uma das dificuldades fundamentais quanto ao trabalho escolar. O ensino tem como um de seus obstáculos centrais a conduta desordenada de elementos da comunidade escolar, trazida em termos como: Bagunça tumulto, falta de limite, mau comportamento, desrespeito às figuras de autoridades, etc.” (AQUINO, 1996, P.38)

Conforme Oliveira (2005, p. 65), se o professor souber ouvir o aluno sobre suas dificuldades, pessoais ou escolares, já favorecerá em muito o relacionamento e o clima de sala de aula. Porém, não se trata de atender as vontades dos alunos, mas de aproximar-se deles e conhecer suas dificuldades para melhor exercer seu papel de educador.

Vasconcellos (2000) salienta ainda, que, para que haja um ensino transformador, é preciso competência profissional e coragem para rever as propostas de trabalho no interior da escola, onde apesar dos problemas enfrentados que não são poucos, o educador compreenda que ele ainda é o principal agente de sua transformação, junto aos seus pares e todos os envolvidos no processo.

A questão da indisciplina está relacionada à maioria dos alunos, porém a Escola optou-se que fosse observado e trabalhado especificamente a turma do 6º ano por ser considerada a turma mais indisciplinada do Ensino Fundamental no período da tarde.

O projeto “Semana da Disciplina” visa não apenas apontar possíveis causas da indisciplina na escola, mas criar estratégias de ações continuadas em busca de soluções para o problema, bem como estimular o trabalho coletivo em parceria com a comunidade e órgãos competentes.

IV – OBJETIVOS DO PROJETO  

  • Melhorar interação entre aluno e professor.
  • Incentivar melhoria na aprendizagem

IV a. GERAL 

Promover nos alunos mudanças de comportamento, que modifiquem questão da indisciplina, tendo em vista um melhor aprendizado, uma melhor relação social e um comportamento mais adequado em sala de aula e em casa.

IV b. ESPECÍFICOS

  • Reconhecer que atitudes de indisciplina interferem no processo ensino-aprendizagem.
  • Estimular a reflexão sobre aspectos que caracterizam a relação professor-aluno.

V – METAS A ATINGIR 

Obter resultados positivos no que referem a relações interpessoais na sala de aula e na escola como um todo e diminuir a indisciplina em sala de aula a fim de promover boa relação professor-aluno e melhor aproveitamento das atividades escolares.

VI - PÚBLICO ALVO – Envolverá os alunos da sala de aula 3º do ano do Ensino Médio, inclusive o professor responsável pela aula.

 

VII – MÉTODO

Será realizado um cronograma de atividades durante a semana, chamada “semana da disciplina”, cada dia será uma proposta diferente.

1º dia: palestra com o tema “disciplina x disciplina” com objetivo de pontuar a diferença entre os dois comportamentos, visando uma melhoria no ambiente escolar. O conteúdo da palestra refere-se a definir e exemplificar o aluno disciplinado e o indisciplinado.

2º dia: cine pipoca, exibição de filme sobre indisciplina (escolher um filme que melhor se adéqua aos alunos).

Sugestão de Filmes:

  • Ao Mestre com Carinho, dirigido por James Clavell, com Sidney Poitier, 1967. 
  • Mentes que Brilham (Little Man Tate, 1991, EUA, direção: Jodie Foster, 99 min
  • Entre os Muros da Escola (Entre Les Murs, 2007, França, direção: Laurent Cantet, 128 min..).

3º dia: Roda de conversa, para que os alunos exponham seus pensamento e opiniões.

4°dia: Pedir para os alunos confeccionar cartazes que descrevem o porquê de ser disciplinado, através de desenhos e frases à critério dos alunos, e depois de pronto colar nas paredes da escola e sala.

VIII – CRONOGRAMA GERAL DE ATIVIDADES REALIZADAS

As Atividades serão desenvolvidas 2 (dois) dias na semana, com  a data do  dia 17/05/2016 e 18/05/2016 no período da manha a partir das 10:00hs com encerramento às 13:30hs.

IX – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 

AQUINO, Júlio Groppa (org) Indisciplina na escola. Alternativas Teóricas e Práticas. São Paulo: Summus, 1996.p. 38.

OLIVEIRA, Maria Isete de. Indisciplina escolar: Determinantes, consequências e ações. Brasília: Líber Livro, 2005.

VASCONCELLOS, C. (IN) DISCIPLINA: construção da disciplina consciente e interativa em sala de aula e na escola. 13. ed. São Paulo: Libertad, 2000.

Ao Mestre com Carinho, dirigido por James Clavell, com Sidney Poitier, 1967. 

Mentes que Brilham (Little Man Tate, 1991, EUA, direção: Jodie Foster, 99 min

Entre os Muros da Escola (Entre Les Murs, 2007, França, direção: Laurent Cantet, 128 min.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (142.8 Kb)   docx (39.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com