TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Escolar Pedagogia

Por:   •  6/10/2015  •  Ensaio  •  1.646 Palavras (7 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 7

                                                      INTRODUÇÃO

   

     Crianças são corredores natos. Impulsivas e irrequietas por naturezas correm atrás de bolas, pipas e balões; nas garagens e estacionamentos; em bicicletas, patins, skates e patinetes. Também consideram o lugar onde moram refúgio seguro para brincar ou sentar despreocupadas no meio-fio e cantos da rua. Sentem-se confiantes por estarem no portão de casa. Ingênuas entendem que há sempre alguém os vigiando e protegendo. Têm campo restrito a sua pequena estrutura, não discernindo o perigo nos carros que se aproximam. Muitas vezes são surpreendidas em atropelamentos por motoristas que não priorizam sua presença nas ruas.

     “ A criança no trânsito “ é um projeto educacional que visa chamar a atenção dos alunos da Alfabetização para o dia a dia no trânsito com a intenção de gerar mudanças de comportamentos. Por ser um assunto muito tratado hoje em dia, porque praticamente todas as pessoas de alguma maneira utilizam as vias com veículos e animais, para circulação, operações de carga e descarga, parada, estacionando ou seja, quando você está carro, no ônibus, atravessando a rua ou esperando o semáforo abrir, você está no trânsito.

        E desenvolver esses valores são essenciais para uma boa convivência no trânsito por meio da Educação e do Ensino, oferecendo as crianças atividades divertidas e reflexivas que, durante uma semana e com 60 minutos de duração, as façam perceber os perigos que estão à sua volta e a aprender a se protegerem dos riscos.  

                     

    

 

                                   

                             

                               OBJETIVOS A SEREM ALCANÇADOS

- Conhecer as formas, cores e os significados das placas mais utilizadas no trânsito, do semáforo, da faixa de pedestres e demais componentes das vias públicas;
- Conhecer locais de risco para brincadeiras;
- Diferenciar os diversos tipos de  meios de transporte, assim como identificá-los;
 - Interagir com brinquedos e instrumentos sonoros relacionados ao trânsito

- Estimular as percepções visual/ tátil e auditiva (sons do corpo, objetos diversos) através de brinquedos e atividades relacionadas ao tema.

- Conhecer sinais e regras de trânsito.

- Reconhecer profissionais que trabalham no trânsito.

- Listar  atitudes de segurança no trânsito.

- Valorizar e respeitar a linguagem do trânsito como meio de preservação da vida.

- Conhecer e respeitar as regras de trânsito através de diferentes linguagens ajustadas as situações do cotidiano de forma lúdica e prazerosa.                                               

                                               

                                             JUSTIFICATIVAS

    Fila dupla de carros na porta da escola, confusão na hora da entra e da saída de alunos é uma regra das grandes cidades. O ziguezague no meio da rua atrapalha motoristas e põe em risco a vida da garotada que está no carro, no ônibus e muita vezes a pé no trajeto para a escola, ou em atividades de rotina: cursos, natação, consultas médico/dentista, compras,etc.

   A escola tem papel fundamental na ação educativa para o trânsito e é o espaço determinante de formação de cidadãos conscientes e críticos.  Assim, torna-se importante conscientizar as crianças a partir da Alfabetização a respeito das Leis de Trânsito.

                                             

                                                PÚBLICO-ALVO

     Este projeto tem como público-alvo os 32 alunos em fase de alfabetização, com idade entre 6 e 7 anos, do 1º ano do Ensino Fundamental da turma 106 do Jardim Escola Turminha da Mônica.

                                       

                                       

                                      METODOLOGIA / RECURSOS

    As atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva com a interação professor e alunos.

     Algumas atividades serão realizadas em sala de aula e outras extra- sala, logo no inicio da aula.

     O tema “Crianças no trânsito” será filmado e trabalhado durante uma semana, começando na segunda-feira e encerrando na sexta-feira, com duração de 60 minutos por dia.

 Segunda-feira

- Iniciar a aula com uma conversa informal falando sobre o trânsito;

- As crianças farão relatos sobre seus trajetos feitos até a escola, médico, mercado ou ao curso de inglês...

- Palestra com uma guarda de trânsito onde será apresentado cartazes contendo as cores do semáforo, placas de sinalização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (89.7 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com