TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Ensino de Historia

Por:   •  14/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.765 Palavras (12 Páginas)  •  3.946 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

HISTÓRIA

VANILZA RAMALHO DOS SANTOS

PROJETO

Betim 2016

VANILZA RAMALHO DOS SANTOS

PROJETO

Produção textual interdisciplinar individual do Projeto apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial da disciplina de Projeto de Ensino em Historia. Orientador: Profs.: Cyntia Simoni França.

Betim 2016

SUMÁRIO        

1. INTRODUÇÃO------------------------------------------------------------------- 4

2. JUSTIFICATIVA ----------------------------------------------------------------- 5

0

3. REFERENCIAL TEÓRICO --------------------------------------------------- 7

4. SERIE PARA O QUAL PROJETO SE DESTINA----------------------- 11

5. OBJETIVOS---------------------------------------------------------------------- 11

6. PROBLEMATIZAÇÃO--------------------------------------------------------- 11

7. PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO---------------------------------- 12

8. TEMPO PARA REALIZAÇÃO DO PROJETO--------------------------- 15

0

9. RECURSOS---------------------------------------------------------------------- 15

10. AVALIAÇÃO-------------------------------------------------------------------- 15

11. REFERENCIA BIBLIOGRAFICA------------------------------------------ 16

0

 

  • INTRODUÇÃO

Será realizado um projeto para alunos do 7°ano do Ensino Fundamental, com tema: absolutismo será um projeto que motiva os alunos a pesquisas que aprofunde o conhecimento sobre o tema.

Serão propostas atividades interativas e aulas demonstrativas com exposição de imagens sobre o absolutismo. Com interação dos alunos como debates e textos sobre o assunto.

Serão exibidas imagens para mostrar a importância de imagens no estudo de historia e analise de duas imagens referentes ao absolutismo na Inglaterra e França.

Vygotsky, teórico da psicologia cognitiva, fez sua analise sobre as imagens e diz que ela é importante na construção do conhecimento, pois as imagens são transformadas em representações mentais que ajudam na construção do conhecimento.

A imagem é de grande importância, pois através delas podemos facilitar o registro de acontecimentos, transformando a comunicação e interagindo com algo real ou expressivo.

Ao analisar uma imagem podemos ver aspectos expressivos, alem de possibilitar a comunicação entre as pessoas ela pode ser analisada de formas diferentes por pessoas diferentes, mais sempre de acordo com sua época e o contexto histórico. Também deve se tomar cuidado, pois a analise deve ser feita, principalmente em sala de aula com cautela, para passar a informação correta do fato e não fazer anacronismo.

Será passado para fixar melhor vídeos que demonstrem o absolutismo dos reis: O homem da máscara de ferro e o conto do rei com Chapolin: O alfaiate valente.

  • JUSTIFICATIVA

Todo projeto é de grande importância para o ensino a para aprendizagem sendo realizado de forma cognitiva. A escolha desse tema foi por causa da ampla quantidade de informação que ele tem, sendo que para passar para o aluno tudo sobre absolutismo na educação básica sempre há partes que se perdem. Esse tema contempla a docência e a pesquisa e está relacionado com o conteúdo de história proposto para série indicada.

 

  • REFERENCIAL TEÓRICO

Na obra “O príncipe” de Maquiavel ele diz que os reinos são conquistados ou por armas: alheias ou próprias ou por fortuna ou por virtude. Assim compreende-se que há principados hereditários ou mistos.

Maquiavel diz em seu livro que:

“Os principados que deixaram memória de si foram governados de dois modos diversos: ou por um príncipe e seus súditos, os quais, por graça e concessão sua, o ajudam a governar o reino como delegados; ou por um príncipe e vários barões, os quais, não por graça do soberano, mas por antiguidade de sangue, mantêm aquele titulo. Esses barões tem seus próprios Estados ou súditos, que os reconhecem como senhores e lhes devotam uma natural afeição. Os Estados que são governados por um príncipe e seus súditos concentram maior autoridade na figura do príncipe, porque em seus territórios não há homem que seja considerado superior a ele; e, se acaso obedecem a algum outro, o fazem por este ser delegado ou oficial daquele,devotando uma especial veneração ao soberano.”

Sendo assim as duas formas existentes o soberano que dá ordens, aos súditos e aos barões e delegados, pois a ele cabem as maiores autoridades. Sendo o poder concentrado nas mãos do soberano: poder absoluto.

Maquiavel faz comparações de governos que em nossos tempos são a Turquia e frança e diz que na frança o rei está posto no centro reconhecido e amado pelos vassalos e os turcos são governados por um único senhor e divide seu reino em departamentos administrativos do império otomano, contudo é mais difícil conquistar o Estado turco, porem      depois de conquistado é fácil de mantê-lo. Já a frança sobre alguns aspectos é fácil de ser conquistado e difícil se mantido.

Ao decorrer de seu livro Maquiavel demonstra os modos que se podem administrar cidades ou principados que tinham suas próprias leis, como são conquistadas por virtudes, armas próprias ou alheias, pela fortuna focando em como se dão essas conquistas.

Mostra também aqueles que, por atos criminosos, chegaram ao principado e aqueles que não por crueldade ou atos violentos e sim pelo favor de seus cidadãos colocando um cidadão comum como príncipe, chamado esse ato de principado civil e também falam de outro modo: principados eclesiásticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (762.1 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com