TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática de Ensino – Introdução à Docência

Por:   •  28/4/2015  •  Artigo  •  1.356 Palavras (6 Páginas)  •  1.406 Visualizações

Página 1 de 6

LICENCIATURA EM HISTÓRIA

PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA (PE:ID)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

LUIS LORRAN DE ALMEIDA COELHO – RA – 1512108

ADELIA FRANCISCO MOREIRA – RA – 1510258

UNAÍ-MG

2015

SUMÁRIO

1. REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

1.1. EDUCAÇÃO? EDUCAÇÕES: APRENDER COM O ÍNDIO

1.2. O FAX DO NIRSO

1.3. A HISTÓRIA DA CHAPEUZINHO VERMELHO (NA VERSÃO LOBO)

1.4. UMA PESCARIA INESQUECÍVEL

1.5. A FOLHA AMASSADA

1.6. A LIÇÃO DOS GANSOS

1.7. ASSEMBLEIA NA CARPINTARIA

1.8. COLHERES DE CABO COMPRIDO

1.9. FAÇA PARTE DOS 5%

1.10. O HOMEM E O MUNDO

1.11. PROFESSORES REFLEXIVOS

1.12. UM SONHO IMPOSSÍVEL?

1.13. PIPOCAS DA VIDA

1. REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

1. EDUCAÇÃO ? EDUCAÇÕES : APRENDER COM O ÍNDIO

Ao agradecer o convite dos governantes, os índios demonstraram gentileza e educação. Os índios têm uma cultura bem diferente da nossa, e a mesma educação que serve para nós não serve para eles, pois seu estilo de vida é bem diferente. Por isso seria um despropósito mandá-los estudar fora, afastando-os assim de sua tribo e de seus costumes, de nada adianta estudar nas escolas dos brancos se eles não conhecem a cultura de seu povo. Diplomas de universidade não farão deles bons guerreiros, não os ensinaram a suportar a fome e o frio e nem tão pouco lhes ensinaram a arte da caça e da pesca e assim eles seriam inúteis para seu povo.

2. O FAX DO NIRSON

A educação é de fundamental importância na vida de qualquer cidadão, no entanto no que diz respeito ao mercado de trabalho a outras habilidades que são ainda mais importantes do que um português correto. O fax do Nirson mostra que mesmo não tendo bom nível de escolaridade, ele conseguiu desempenhar bem o seu papel dentro da empresa, fazendo com que seu bom desempenho profissional superasse sua falta de educação .

A educação evolui em ritmo lento em relação a outros elementos da sociedade, talvez a solução para esse problema esteja no desenvolvimento de uma educação direcionada para determinados grupos, e suas necessidades peculiares.

3. A HISTÓRIA DE CHAPEUZINHO VERMELHO NA VERSÃO DO LOBO

Esse texto nos ensina que toda história tem pelo menos dois lados. Sempre ouvimos e contamos a história de chapeuzinho vermelho como se ela fosse à vítima, e mesmo que ela seja, devemos parar pra pensar do ponto de vista do lobo. Que sempre taxamos de lobo mau.

Ainda que chapeuzinho fosse a vítima e o lobo realmente mau, não cabe a nós como educadores decidir . Devemos repensar o modo como ensinamos nossas crianças instalando verdades absolutas em suas cabeças, negando assim o direito de tirarem suas próprias conclusões. Temos que aprender a ser menos conclusivos e mais imparciais na maneira de ensinar. Deixar que as crianças decidam por si quem é o vilão e quem é o mocinho da história, dessa e de todas as outras, inclusive da vida real.

4. UMA PESCARIA INESQUECÍVEL

Ética é fazer o que é certo mesmo que ninguém esteja vendo.

Ética não é algo que se aprende na escola, ética vem de berço e passa de pai para filho. Pessoas que querem levar vantagem sempre não tem uma atitude correta, pois pra que alguém ganhe sempre outra pessoa tem que perder.

Ao obrigar o garoto a devolver o peixe pescado fora da temporada, o pai ensinou ao filho que o certo é sempre certo mesmo que ninguém o faça e o errado continua sendo errado mesmo que todos façam. Essa lição o menino aprendeu e levou para toda vida, sempre que ele fica em dúvida quanto a coisa certa a fazer, ele vê naquele peixe os ensinamentos de seu pai.

Ética, portanto não é o comportamento que temos quando estamos sendo observados, e sim o comportamento que temos quando estamos sozinhos.

5. A FOLHA AMASSADA

O exercício do magistério vai muito do além do estudo de teorias; a capacitação de lecionar é uma busca incessante que deve ser feita freqüentemente e vivenciada na prática. Não cabe ao docente afirmar se sabe ou não, mas aqueles que desfrutam do seu conhecimento, os alunos. Esses são capazes de afirmar se o professor A ou B está preparado. A indisciplina e o desvio de conduta entre alunos considerados problemáticos devem ser encarados, com o engajamento de toda a comunidade sócio-escolar. O professor precisa ser tolerante e paciente, mas não deve ceder a falta de bom senso dos alunos. A família deve ser informada sobre a situação do menor na escola, já que esta é a sua extensão. E sem a sua presença, a reeducação dos alunos não será suprida somente pelo professor. Hoje o professor é pai, amigo, conselheiro, ele precisa se transformar em todas essas funções para buscar alcançar bons resultados dentro do ambiente escolar.

6. A LIÇÃO DOS GANSOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (54.3 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com