TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM

Por:   •  8/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.249 Palavras (5 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

                          Samara Oliveira dos santos

                           - Matricula: 201908465921

       

     PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E              DA  APRENDIZAGEM

             RELATÓRIO DE  OBSERVAÇÃO

                    Rio de janeiro, 07 de junho de  2020

INTRODUÇÃO 

O presente relatório aborda uma sequência diária de observações voltadas a analisar o comportamento de uma criança quanto às teorias estudadas na disciplina de psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem. As observações ocorreram em dois ambientes diferentes, assim como também em horários distintos, com o intuito de melhor analisar suas ações em relação ao ambiente e as pessoas. As analises foram feitas com base na leitura das diversas teorias que a disciplina relata, como as de Piaget, Vygotsky, Behaviorismo , Freud e também Wallon e Winnicott.

IDADE: 2 anos e 5 meses

RELATOS DE OBSERVAÇÃO

 1° dia - horário: 8:00 as 11:00

Ambiente: Residência da criança. Cheguei à residência da criança as 8:00 da manhã e ele já estava acordado, mostrando ser uma criança muito ativa. Segundo sua mãe, ele costuma acordar 4:00 horas da manhã e dorme as 13:00 horas, acordando novamente por volta das 18:00 horas. Como é um dia de sábado, a criança em questão passou o seu período da manhã em casa por não ter aula. Basicamente sua rotina é brincar com seus brinquedos, no qual faz questão de mantê-los espalhados pela casa. Irrita-se quando a mãe, ao limpar a casa, reúne tudo e guarda-os, ele prontamente vai até o local onde a mãe os guardou e torna a espalhar tudo pela casa, é bem notável seu ar de autoritário, com que sinalizando que os locais deles ali onde ele quer que estejam. Logo em seguida, a criança demonstra desinteresse em continuar brincando e fica insistentemente pedindo para assistir televisão, chegando a passar horas assistindo tanto a desenhos como a jornais. Algo perceptível é sua limitação em falar, ainda não fala muitas palavras compreensíveis, as mais audíveis, porém sem perfeita pronuncia são: mãe, xixi e cocô. As outras são esforços como o de tentar dizer o nome da irmã ou de dizer “vó”. A maior parte de sua comunicação é por parte de gestos, ele indica o que quer e, as vezes, busca alguém da família e leva-o até onde ele precisa de ajuda ou mesmo quando quer mostrar algo. Seu som para pedir algo ou mesmo como fala é “aun”. Até o horário das 11:00 horas, que foi o momento em que me retirei da residência, suas ações foram basicamente essas, brincar, assistir e interagir com membros da família, sendo que muitas vezes demonstra impaciência quando não obtém o que deseja naquele momento, chegando muitas vezes e se jogar no chão e ficar deitado , parado, chorando como forma de protesto. Analisando todo seu comportamento, seu desenvolvimento motor se enquadra com o previsto dos 2 aos 6 anos, assim como sua personalidade marcante (CARRARO,2015). Porém o fato de não conseguir falar frases ou mesmo palavras compreensíveis, não se enquadra com o desenvolvimento esperado na sua faixa de idade, conforme a teoria do pré-operatório de Piaget (CARRARO, 2015).

2° dia   horário: 18:00 as 21:00

 Ambiente: Residência da criança. Para o segundo dia de observação, escolhi o horário da noite por ser logo após seu momento de sono. Segundo as informações dadas pela mãe da criança, resolvi observar como ele interage com outra criança na sua mesma faixa de idade. A observação começa com a criança brincando na frente de sua casa sozinho, como visto no dia anterior, ele demonstra satisfação em brincar sozinho , conduz seus carrinhos como a maioria das crianças faz, pula, sorri, corre de um lado para o outro. Porém, quando outra criança se aproxima, ele rapidamente pega seus brinquedos impedindo que a outra criança brinque com eles. Depois, em certo momento parece ceder apenas um dos brinquedos, mas briga e chora se a outra criança tenta pegar mais algum. Após alguns minutos, a criança que veio até ele, volta para casa, então ele parece querer brincar com algo diferente e busca sua bicicleta, onde mostra saber conduzi-la bem sem a ajuda de outra pessoa. Novamente, passa a ter outro interesse e demonstra querer ir até a casa de um dos vizinhos, onde se encontra outra criança, que segundo sua mãe, ele tem o hábito de brincar   Ao chegar na casa da criança vizinha, ele demonstra ter um comportamento diferente ao que teve anteriormente em sua casa com a criança anterior. Ele mostrou certo receio quando o coleguinha não deixou ele pegar o um de seus brinquedos, mas não chorou, não brigou, ficou apenas quieto com os braços juntos, como se estivesse chateado. Pouco antes das 21:00 horas a mãe retorna com ele para casa, onde ele já demonstra cansaço. Sua mãe lhe prepara uma mamadeira e ele logo adormece. Analisando seu comportamento, percebe-se que a sua forma de rejeição e controle sobre seus brinquedos, está de acordo com sua fase conforme diz a teoria piagetiana em que diz que as crianças nessa fase ainda são egocêntricas, vendo o mundo conforme sua perspectiva (CARRARO, 2015).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (110.5 Kb)   docx (102.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com