TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTÕES DE DIVERSIDADE CULTURAL E MULTICULTURALISMO EM EDUCAÇÃO BÁSICA

Por:   •  29/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.947 Palavras (8 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

HISTÓRIA

DESAFIO DE APRENDIZAGEM

QUESTÕES DE DIVERSIDADE CULTURAL E MULTICULTURALISMO EM EDUCAÇÃO BÁSICA

NOME DO ALUNO:

Janaina Goreth Guedes de Souza -  RA:1705161790

NOME DO TUTOR:

Esp. Elcania S. E. Gruber

RIO DE JANEIRO - RJ

2015

Introdução

A sociedade brasileira é constituída de múltiplas identidades sociais, sendo formada, desde os seus primórdios, por uma infinita pluralidade racial, com mistas manifestações religiosas, de costumes, de gêneros e culturais típicas dos diversos povos que constituem o todo da nação brasileira.

O presente trabalho tem por objetivo discorrer um pouco sobre esta diversidade e este multiculturalismo.

No decorrer do mesmo, serão apresentadas as interpretações dos LDB, PCN, DCN e RCN postos em relação aos temas propostos acima.

Começaremos assim com um exemplo, que é a Comemoração do Dia da Família da escola Lua Nova, que passou a promover uma festa duas vezes ao ano, chamada Dia da Família, a partir da experiência dolorosa que um aluno, filho de um casal homossexual, teve na escola, com o intuito de evitar este tipo de constrangimento.

Estudo do caso:

“Foi durante uma comemoração de Dia dos Pais da Escola Lua Nova que o pequeno Lucca, então com 3 anos, surpreendeu as mães Érica e Milena, que foram juntas pela primeira vez à festa na escola do filho. “Chegamos lá, sentamos... e ele se sentou no colo de um pai e ficou assistindo a um show de palhaços. Depois, o grupo disse: ‘que vocês tenham um dia maravilhoso com o pai de vocês, saiam para passear com o pai de vocês’. E meu filho com a mão no queixo ouvindo isso. Se aquilo doeu em mim, imagina nele”, lembra Érica, falando do episódio de três anos atrás. 

Quando Érica Matos, psicóloga, e Milena Santana, arquiteta, decidiram ter um filho, há pouco mais de seis anos, elas já se preocupavam com os desafios da criança. E aquela situação do Dia dos Pais motivou uma mudança na escola. Desde então, a Lua Nova promove outra festa duas vezes ao ano: a do Dia da Família.

“Eu fui brigar pelo direito da gente. Foi um mal-estar, ele adoeceu, ficou 15 dias sem ir na escola. Eu fui repensar”, contou Érica. Boa parte das escolas infantis do Brasil ainda comemora, no segundo domingo de maio e no segundo domingo de agosto, os dias das Mães e dos Pais, respectivamente.”

Fonte de pesquisa: http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/escolas-mudam-tradicao-e-criam-dia-da-familia-para-evitar-exclusao/ “

DESENVOLVIMENTO

Documento:

        Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo.

Lei de Diretrizes e Bases

da Educação Nacional 

(LDBEN 9.394/96) A partir desta lei pretende-se instituir a melhor forma de abordar as questões da diversidade em sala de aula, não somente tratando das questões de gênero e sexualidade, mas como também contemplando todo tipo de diferença e da tentativa de minimizar o preconceito e exclusão social.

Parâmetros Curriculares

Nacionais (PCN)         

Pluralidade Cultural é um dos temas propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN/MEC).

O desafio da Pluralidade Cultural é respeitar os diferentes grupos e culturas que compõem a população brasileira e mundial, incentivando o convívio pacífico e a fazer dessa característica um fator de enriquecimento cultural. Propõe respeitar as diferenças, enriquecer-se com elas e, ao mesmo tempo, valorizar a própria identidade cultural e regional, lutar por um mundo em que o respeito às mútuo seja a base de uma visão de mundo cada vez mais rica para todos. Assim, a pluralidade cultural indica, antes de tudo, um acúmulo de experiências humanas que é patrimônio de todos nós, pois pode enriquecer nossa vida ao nos ensinar diferentes maneiras de existir socialmente e de criar o futuro.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana        Este documento complementa o debate sobre a implementação da LDB alterada pela lei 10.639/2003 na educação básica. Constituído por meio de uma parceria entre o Ministério da Educação e a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, ele traz ao conhecimento os marcos legais das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro- Brasileira e Africana, o sistema escolar foi escolhido como ferramenta para mudar a imagem social do negro a longo prazo, educar a todos para que conheçam, respeitem e valorizem uma das raízes fundadoras de sua cultura e nacionalidade, a africana.

Os sistemas de ensino e as escolas de diferentes níveis da educação são espaços necessários e competentes para combater o racismo e discriminações.

Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, Volume 1.        

Este documento traz todas as referências e orientações pedagógicas para a  implementação de práticas educativas de qualidade que promovam as condições necessárias para o desenvolvimento integral e de cidadania das crianças.

Considerando as características afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças de zero a seis anos, devemos oferecer experiências que contribuam para construção da cidadania, a criança tem direito de viver experiências prazerosas nas instituições sempre respeitando pluralidade e diversidade da sociedade brasileira, sendo que o referencial traz uma proposta aberta, flexível e não obrigatória, que poderá auxiliar na elaboração ou implementação de programas e currículos de acordo com a realidade de  cada grupo, o professor tem a tarefa de individualizar as situações de aprendizagem às crianças, e levar em consideração suas capacidades, afetivas, emocionais, sociais e cognitivas assim como seus conhecimentos socioculturais já adquiridos, devemos considerar as diferenças entre as crianças e propiciar uma educação baseada em condições diversas de aprendizagem e desenvolvimento respeitando a cada uma em seu aspecto global.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (128.1 Kb)   docx (43.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com