TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões De Atualidades

Trabalho Universitário: Questões De Atualidades. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  1.907 Palavras (8 Páginas)  •  1.133 Visualizações

Página 1 de 8

Questões de Atualidades 2013

Questão 01. A Síria vive uma guerra civil que já dura mais de um ano e meio. O que ficou conhecido como a Primavera Árabe?

( ) Manifestações populares contra o machismo em países árabes

( ) Revoluções nos países árabes lideradas por grupos religiosos e militares

( ) Onda de protestos em países árabes que pediam mudanças políticas

( ) Manifestações de ruas que começaram em 2012 na Tunísia

RESPOSTA: Onda de protestos em países árabes que pediam mudanças políticas. A Primavera Árabe foi um movimento popular que aconteceu em diversos países árabes a partir de 2010.

Questão 02. Ganhador do prêmio Nobel da Paz, Martin Luther King fez um discurso histórico em Washington há 50 anos. Qual era a luta dele?

( ) Pela igualdade de direitos civis para brancos e negros

( ) Por cotas raciais nas universidades dos EUA

( ) Pelo direito de voto para a população negra

( ) Por salários mais justos para os negros.

RESPOSTA: Pela igualdade de direitos civis para brancos e negros. Martin Luther King foi um dos líderes por direitos civis e pela igualdade racial nos EUA.

Questão 03. Em 2013, o Brasil comemora 25 anos da Constituição Federal que marcou a transição entre ditadura e democracia. Qual foi primeiro presidente eleito por voto popular na 'Nova República'?

( ) Tancredo Neves

( ) Fernando Collor de Mello

( ) Itamar Franco

( ) Fernando Henrique Cardoso.

RESPOSTA. Fernando Collor de Mello. Collor assumiu o cargo adotando medidas econômicas drásticas e impopulares, como o bloqueio dos saldos das contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas. A gestão foi marcada por uma série de escândalos e suspeitas de corrupção, que levaram ao processo de impeachment em 1992.

Questão 04. A PEC das domésticas foi aprovada em março deste ano. Quem implementou a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) no Brasil?

( ) Jânio Quadros

( ) Juscelino Kubitschek

( ) Getúlio Vargas

( ) João Goulart

RESPOSTA. Vargas. Seguindo uma política populista com a estratégia de se aproximar dos sindicatos, Getúlio Vargas unificou toda a legislação trabalhista existente na época e criou em 1943 a o Decreto-Lei nº5.452, a CLT

Questão 05. O papa Francisco foi eleito novo sumo pontífice em 13 de março após a renúncia de Bento 16. Seu desafio será conter a debandada de fiéis nas últimas décadas. Qual é o maior país católico do mundo?5 de 10

( ) Argentina

( ) Itália

( ) Brasil

( ) Portugal

RESPSOTA. O Brasil é o maior país católico do mundo, com 123,2 milhões de fiéis. Nas últimas décadas, porém, vem perdendo o número de devotos para as igrejas evangélicas. De acordo com dados do IBGE de 2010, o número de evangélicos aumentou 61% em 10 anos, enquanto a população católica retraiu 22% em duas décadas.

Questão 06. O ex-analista de inteligência Edward Snowden e o jornalista Glenn Greenwald denunciaram diversos casos de espionagem feitos pelos EUA. Entre eles, quais dizem respeito ao Brasil?

( ) Espionagem por meio de operações de ciberataques com centenas de alvos nos grandes centros e no interior do país.

( ) Espionagem da representação diplomática do país, usando microfones instalados em um edifício e entrando na rede de informática.

( ) Espionagem de ministérios e de telefonemas, e-mails e mensagens de celular do chefe do poder executivo e seus auxiliares diretos.

RESPOSTA. ( ) Espionagem de ministérios e de telefonemas, e-mails e mensagens de celular do chefe do poder executivo e seus auxiliares diretos. Segundo o americano, a presidente Dilma Rousseff, a Petrobras e o Ministério de Minas e Energia foram espionados.

Questão 07. Vinicius de Moraes completaria cem anos no dia 19 de outubro. Quais livros o autor escreveu?

( ) Garota de Ipanema e Eu sei que vou te amar

( ) Rosa do Povo e Alguma poesia

( ) Antologia poética, Para viver um grande amor e Orfeu da Conceição.

RESPOSTA. ( ) Antologia poética, Para viver um grande amor e Orfeu da Conceição. Poeta dividido entre o sublime e o cotidiano, entre o devaneio e o lirismo pleno de simplicidade, 'Antologia Poética' é um dos seus títulos mais conhecido.

Questão 08. O atentado na maratona de Boston, em abril, matou três pessoas e feriu mais de 170. Quais práticas os EUA tomaram contra o terrorismo após o 11 de setembro?

( ) Iniciaram guerras contra o Afeganistão e o Iraque.

( ) Criaram a lei patriótica antiterrorista, que confere poderes ampliados às forças de segurança.

( ) Assinaram ordem para que americanos suspeitos de terrorismo sejam julgados em tribunal militar especial no lugar dos tribunais civis

( ) Todas as opções anteriores.

RESPOSTA. ( ) Todas as opções anteriores.Comentários.Após os ataques ao World Trade Center, em Nova York, em 11 de setembro de 2001, os EUA iniciaram uma guerra contra o terror, à procura dos responsáveis pelos atentados. Desde então, duas guerras foram iniciadas, no Afeganistão e no Iraque, atentados terroristas ocorreram em outros países e o líder da Al Qaeda, Osama Bin Laden, foi capturado e morto

Questão 09. Angela Merkel foi reeleita premier alemã em 2013 com promessas de combate à crise do euro. Quais problemas os países europeus enfrentam?9 de 10

( ) Retirada de países da zona do euro

( ) Altas dívidas públicas, desemprego e corte de benefícios sociais

(

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com