TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO DE PRATICA PEDAGOGICA

Por:   •  23/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.015 Palavras (5 Páginas)  •  828 Visualizações

Página 1 de 5

Teve inicio na semana do dia 24 a 29 de outubro, uma pesquisa em duas escolas do ensino médio, ambas localizadas na cidade de Jatobá do Piauí, sendo uma na zona urbana e outra na zona rural. O objetivo principal desta pesquisa era observar como anda, e como é ministrado o ensino de História do Piauí nestas escolas.

As duas escolas escolhidas foram a Unidade Escolar Professor Francisco Luis de Oliveira e a Escola Municipal Oscar Gil Castelo Branco. Sendo uma do Estado e outra da  prefeitura.

Antes de falarmos das nossas conclusões sobre a qualidade e desempenho do ensino de História do Piauí nestas referidas escolas, seria interessante que conhecêssemos um pouco da realidade de cada uma das escolas, pois acreditamos que a situação da instituição, bem como seu corpo docente e discente são fundamentais para um bom ensino aprendizagem.

A Unidade Escolar Professor Francisco Luis de Oliveira, esta situada na Rua Tertuliano Pereira, Nº 455, no centro de Jatobá do Piauí, região norte do estado do Piauí. Esta conta com um prédio recente que foi fundado no dia 13 de agosto de 2010, tendo como prioridade atender a clientela exclusivamente do ensino médio regular nos turnos matutino e noturno. O prédio pertence ao Estado, sob a tutela da 5ª Gerencia Regional de Educação. Talvez por ser um prédio ainda muito novo apresenta uma estrutura física considerada razoável, ou pelo menos o que tem no colégio, ainda encontra-se em perfeito estado de conservação.   Tem mini biblioteca, diretoria, sala professores, sala de informática, enfim o básico, e o ponto positivo é que funciona. O colégio conta com algo em torno de 230 alunos matriculados, sendo em media 80% da zona rural, e mais da metade do alunado exerce outra atividade pra complementar a renda familiar.

Já a Escola Municipal Oscar Gil Castelo Branco foi fundada no ano de 1968, tendo sido construída pelo desembargador Dr. Vicente Ribeiro Gonçalves, na Santa Alice, à época pertencente a Campo Maior, com apenas uma turma multiseriado. A partir de 1997 com criação do município de Jatobá do Piauí, passou para uma nova jurisdição com apenas 18 alunos. Para atender a população estudantil passou por reformas e ampliações. Esta é uma instituição mantida pela Prefeitura da referida cidade. Sua estrutura deixa a desejar em muitos aspectos, têm o básico mais algumas coisas estão mal conservadas. Um exemplo seria o laboratório de informática que conta com dez computadores, no entanto nenhum funciona devido a um problema de energia, onde a rede elétrica não tem capacidade de suporta os computadores ligados. Esta escola funciona tanto com o ensino médio no período vespertino, como com o ensino fundamental maior (5ª a 8ª) no período matutino. Nesta instituição de ensino todos os alunos são da zona rural.

Estas duas escolas analisadas apresentam características muito semelhantes no tocante ao ensino de História Piauí. Na Escola Municipal Oscar Gil Castelo Branco, esta disciplina tem apenas uma aula no ensino médio sendo, no primeiro ano. Já a Unidade Escolar Professor Francisco Luis de Oliveira, esta apresenta um caso inusitado, em quanto no turno matutino tem uma aula semanal no primeiro ano, no período noturno não tem nenhuma aula desta disciplina, ou seja, os alunos que estudam no período da noite não terão contato com esta disciplina tão importante para o currículo destes. A alegação da direção e da professora é que no período da noite o horário é muito apertado e não pode-se prejudicar as outras disciplinas mais tradicionais. Fica claro como a instituição deixa pra segundo plano a referida disciplina.  

Um fato encontrado em ambas as escolas é que a disciplina é ministrada por professores que não são da área de licenciatura em História, na Unidade Escolar Professor Francisco Luis de Oliveira, a professora que ministra a disciplina tem apenas o normal superior, e na outra escola a docente tem formação superior em matemática. Isso mostra uma disparidade muito grande, é sem duvida meio complicado uma pessoa de que tem formação em exatas, ter domínio sobre uma disciplina tão especifica da área de humanas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (94.9 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com