TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Por:   •  12/7/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.126 Palavras (9 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE UNIDA DE SUZANO – UNIESP

CURSO DE GRADUAÇÃO DE PEDAGOGIA

 

Erica de Moraes Leite

 

 

RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA

NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

 

 

 

 

 

 

 

Suzano -SP

2017

 

FACULDADE UNIDA DE SUZANO – UNIESP

CURSO DE GRADUAÇÃO DE PEDAGOGIA

 

 

Erica de Moraes Leite – 2015000715

 

RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA

NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

 

 

 

Relatório de Estágio Supervisionado, apresentado para conclusão do 6º Semestre do curso de Pedagogia, sob a supervisão da Prof.ª Me. Maria do Carmo da Silva; e Coordenadora do curso Prof.ª Dra. Marina Pinheiro Fortunato.

 

 

Suzano- SP

2017

I INTRODUÇÃO

O presente relatório é uma síntese das observações realizadas na Educação de Jovens e adultos (EJA), tendo no total de carga horaria (vinte horas) 20h.

O Estagio foi realizado em uma instituição de ensino sendo E.M. José Celestino Sanches, localizada na Rua Paulo Sampaio, 50 - Jd. Varan- Suzano, realizado estagio no período Noturno, referente A Educação Jovens e Adultos.

O relatório Supervisionado é importante, pois, contribui para que os futuros docentes em Pedagogia possam estabelecer uma relação entre a teoria e a pratica, como também ter a oportunidade de conhecer e analisar ao trabalho dos professores. A Observação é um momento importante de análise metodológica e conhecimento do campo de estágio, seus principais objetivos são conhecer os processos de ensino e aprendizagem e relação entre o professor e alunos, onde temos a oportunidade de vivenciar tudo àquilo que nos foi repassado teoricamente em sala de aula.

Neste relatório será demostrado o cotidiano, as habilidades e competências, relação do professor e aluno, e a forma metodológica de cada professor referente ao seu determinado ano escolar, que se encontra um aluno na Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos anos iniciais.

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

EDUCAÇÃO ESPECIAL

CURSO DE PEDAGOGIA

II CONTEXTUALIZAÇÃO DA ESCOLA

O relatório presente retrata as informações sobre a instituição E.M Jose Celestino Sanches, localizada no bairro Jd. Varan na cidade de Suzano, a instituição de ensino, que somente trabalha com os anos iniciais do 1º ao 4º ano e EJA anos iniciais, do 1º ao 5º ano.

No período matutino das sete horas á meio dia (7h ás 12h) e período vespertino sendo das treze horas ás dezoito horas (13h ás 18h), e a EJA no período noturno dezoito e meia (18:30h) ás vinte duas e meia (22:30h). A instituição contém no total de cinquenta e quatro (54) funcionários, sendo vinte e oito (28) professores, uma (1) diretora; um (1) vice-diretor; uma (1) secretaria; sete (7) agentes de organização escolar; quatro (4) inspetora de alunos; seis (6) cozinheiras; seis (6) professor readaptado. A instituição obtém o PPP (Projeto Politico Pedagógico), porém o mesmo não fica na secretaria para o manuseio dos visitantes como (pais de alunos), a escola tem uma (1) quadra poliesportiva, banheiros, laboratório de informática; almoxarifado; sala de professores; salas de aula; sala de AEE; sala de vídeo; cozinha; refeitório; elevador; pátio e biblioteca.

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

EDUCAÇÃO JOVENS E ADULTOS (EJA)

CURSO DE PEDAGOGIA

Data: 29-08-2017

Professor Regente: Sandra Dragoni

Nível de Ensino:

EJA anos Iniciais

Ano (Série): Termo II

Período:

Noturno

Horário: 18:30h ás 22:30h.

No dia 29-08-2017, o estágio foi realizado estagio supervisionado no Termo II, da EJA, tendo como responsável a professora Sandra Dragoni.

No começo do ano a professora informa que haviam mais de 25 alunos inscritos, porem são poucos que conseguem continuar os estudos, no dia 29-08 foram doze (12) alunos, sendo três mulheres e oito homens. No ambiente da sala, consta materiais de alfabetização fixados nas paredes como banner com informações sobre silabas, vogais, tabuadas.

A aula se inicia as 19h, para que não fique muito cansativo para os alunos a primeira aula é ministrada pela professora Aline que dá aula de português e após o intervalo a professora Sandra ministra aula de matemática, ambas são pedagogas porem uma especialista em português e a outra em matemática.

 Professora Aline da continuidade com base na aula anterior, regra do uso das letras, com a utilização da letra M e N, ela passa uma sequência de três atividades para que os alunos completem as lacunas. A professora disponibiliza um prazo longo para que todos os alunos possam copiar a lição da lousa, alguns tem dificuldade demoram para escrever, enquanto isso a professora arruma o notebook para ensaiar o sarau que eles iram apresentar. Ela retorna a explicação do dia anterior, dando início para a explicação da atividades de hoje. Ela explica para os alunos quando se é utilizado o M que se utiliza antes de P e B, e as demais utiliza-se a letra N. A professora trabalha fonética com os alunos, com o som sem o N e M e pergunta qual letra deve ser colocado em cada questão, ela deixa, mas alguns minutos para que todos façam e corrige de cada aluno em sua mesa. Para aqueles que foram terminando ela foi entregando uma atividade de caça- palavra com base nas letras que estavam sendo trabalhadas, eles tinham que circular todas s palavras que possuíam M e N. Na correção alguns alunos tiveram dificuldades para compreender as atividades. Ao terminar no final da folha obtinha uma atividade que eles deveriam escrever os nomes dos três objetos que estavam na folha. Alguns alunos conseguiram concluir a atividade, outros a atividade ficou para ser visitada no dia posterior pois o sinal do intervalo sou.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (839.4 Kb)   docx (924.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com