TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA COMPLETO

Por:   •  28/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  4.137 Palavras (17 Páginas)  •  1.596 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL- UAB

FACULDADE DE FILOSOFIA DOM AURELIANO-FAFIDAM

CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA- EAD

DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

POLO: TAUÁ

ALUNA: ANTONIA VITÓRIA DE SOUSA

PROFESSORA: RENATA FELIPE

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA COMPLETO

INTRODUÇÃO

O presente relatório tem como objetivo relatar o processo de estágio supervisionado realizado em dupla. O Estágio escolar é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96). Dando assim a oportunidade ao profissional em formação associar teoria a prática docente.

A metodologia utilizada para cumprir as metas do estágio supervisionado consistiu primeiramente na observação da escola em que ocorreu o estágio, o que propiciou uma aproximação com a realidade escolar na qual estagiei. Assim, observei a comunidade estudantil durante várias visitas a instituição escolar, para em seguida com o conhecimento básico da estrutura física e da comunidade estudantil, iniciar as observações das aulas. Posteriormente, ministrei aulas numa turma do Ensino Fundamental. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo relatar a trajetória do estágio desde a observação até o estagio regência.

De acordo com Almeida (1995) os estágios curriculares devem ser desenvolvidos em três etapas: a primeira é a observação, em que o aluno é colocado em contato direto com as turmas e fica incumbido de observar a aula do professor destas, anotando num caderno próprio o desenrolar da aula; a segunda é a participação do aluno-estagiário, que fica invariavelmente dependendo da vontade do professor da classe, e traduz-se no cotidiano da sala de aula, mas na maioria das vezes, a participação simplesmente não existe; e a última é a regência das aulas, através da intervenção, quando o aluno elabora um plano de aula sobre determinado assunto, em seguida executa aquilo que foi planejado na classe onde está fazendo o estágio. Cabe ao professor supervisor assistir a aula, e mediante a um roteiro, ele faz críticas ou elogios ao desenvolvimento e desempenho do aluno-mestre durante a regência das aulas.

O presente relatório faz, portanto, referência aos seguintes tópicos: as discussões realizadas em sala de aula sobre o estágio, em que tive toda uma base teórica a partir do debate de textos para a produção deste relatório; a observação da escola e do cotidiano escolar, bem como a relação entre professores e alunos; a regência que é o estágio propriamente dito; e por fim minha experiência em sala de aula expondo meu cotidiano como professora regente e a minha relação direta com os alunos da escola.

OBSERVAÇÃO – ESTRUTURA FISICA

       Inicialmente, fomos a escola EEIF Enéas Alves Mota para nos apresentar e pedir a permissão do diretor para iniciar nosso trabalho de estágio, fomos recebidas muito bem e aceita pelo mesmo e assim já iniciamos coletando algumas informações da escola e a parte de observação. E a partir das observações elaborei a caracterização da estrutura física/material da escola. Os dados correspondem ao mês de março de 2019.

       A clientela da escola constitui-se de classe baixa e média; grande maioria dos alunos são filhos de agricultores.

       A Escola municipal de ensino infantil e fundamental Enéas Alves Mota reconhecida pela secretaria municipal de educação do município de Tauá que está localizada no distrito de Marruás que fica distante da cidade 68km, sob o número 01.903.433/0001-97. Criada pela lei 732/91 de 14 de fevereiro de 1991.

          [pic 2] 

Fonte: facebook da escola

       A escola oferece ensino infantil, fundamental I e II. E conta ainda com um programa federal: O novo mais educação. Este oferece atividades de reforço escolar em português e matemática e atividades esportivas no contra turno.

       Em um total de 13 professores, todos formados. Ademais nem todos lecionam nas áreas para os quais são formados.

       Encontram-se matriculados na instituição 268 alunos, sendo 135 no turno da manhã e 133 no turno tarde.

       A escola possui 7 salas de aula, todas espaçosas. Cada sala de aula tem birô e quadro negro. No entanto, não possuem ventiladores. Também possui aparentemente uma boa iluminação.

       A escola dispõe de uma sala de informática, mas a mesma não está funcionando. Dispõe também de uma pequena cantina e uma pequena biblioteca, tudo muito precário. As atividades físicas são realizadas no pátio da escola onde é usado pelos alunos uma vez na semana com práticas esportivas.

       Os banheiros são acessíveis a todos os alunos, porém em estado crítico. No que se refere a limpeza, está é feita com frequência pelos auxiliares de serviços gerais da escola. O único bebedouro que tem disponível está bastante desgastado.

       A diretoria está em um local de fácil acesso, tanto para os professores quanto para os alunos. A sala dos professores é grande possui mesas com cadeiras.

       A escola também possui atendimento educacional especializado – AEE, através de uma sala de recursos multifuncionais – SRM, que atende aos alunos portadores de necessidades especiais, (Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais) em contra turno.

       A escola conta com um diretor, uma coordenadora pedagógica e uma secretária e um ajudante da secretária. A escola não possui psicólogo, nem assistente social para acompanhar os alunos e sua família.

       No segundo dia de observação, pegamos o (PPP) Projeto Político Pedagógico para análise do mesmo. Analisamos e podemos perceber que o mesmo não está atualizado, e que não é do conhecimento de todos da comunidade escolar, pois o mesmo foi feito em 2016 e desde de lá muita coisa já mudou. No PPP podemos perceber que a escola se preocupa com a evasão e reprovação dos alunos, com participação dos pais no processo de aprendizagem e com a elevação do índice de aprendizagem de língua portuguesa e matemática.

       Teoricamente a escola propõe uma educação que prima em seu processo ensino e aprendizagem trabalhar valores indiscutivelmente essenciais a elevação do aluno a condição de cidadão capaz de ser útil a si mesmo e aos outros na perspectiva da transformação social. E valorizam a criatividade o respeito e a solidariedade. A escola tem como visão de futuro ser referência na qualidade do ensino e da aprendizagem no Distrito em que está localizada.

       A escola tem como missão oferecer um serviço educacional de qualidade, prestando atendimento a todos aqueles que a procuram formando cidadãos capazes de utilizar o conhecimento historicamente construído como forma de desenvolver o verdadeiro sentido da cidadania, interpretando e interferindo na realidade.        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)   pdf (273.2 Kb)   docx (209.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com