TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Por:   •  12/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.122 Palavras (17 Páginas)  •  1.568 Visualizações

Página 1 de 17

RODRIGO DE LIMA SANTOS

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Lagarto-se

2018

RODRIGO DE LIMA SANTOS

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Relatório de Estágio Supervisionado em História II, apresentado ao Curso de Licenciatura em História como requisito parcial para conclusão da referida disciplina.

PROFº ME. MANOEL RIBEIRO ANDRADE

Lagarto–SE

2018

RODRIGO DE LIMA SANTOS

Este relatório foi julgado adequado para obtenção da aprovação na disciplina Estágio Supervisionado em História II do Curso de Licenciatura em História do Instituto Superior de Educação da Faculdade Dom Pedro II.

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

________________________________________

Profº. Orientador Supervisor de Estágio

MANOEL RIBEIRO ANDRADE

_________________________________________

Profª Coordenadora do Curso de Licenciatura em História

Cristiane Pereira Santos da Cruz

LAGARTO – SE

2018

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        5

2.        NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA        7

3.        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        8

4.        RELATO DAS AULAS DE ESTÁGIO        11

4.1. Análise do Período de Microaulas        13

4.2. Observação das Microaulas        13

5.PERÍODO DE OBSERVAÇÃO DA ESCOLA-CAMPO        15

5.1. Observação das aulas        15

5.2. Observação da Escola (Aspectos Físicos e Pedagógicos)        16

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA        17

ANEXOS        18

Anexo A– Micro aula        19

Anexo B – Ficha de caracterização da escola de estágio        20

Anexo C – Ficha de observação das aulas        21

 


  1. INTRODUÇÃO

Este relatório pretende relatar as experiências docentes ocorridas na disciplina Estágio Supervisionado II que se iniciou discutindo os fundamentos teóricos e metodológicos para que na prática os seus objetivos fossem alcançados. Esta disciplina, vista como requisito curricular obrigatório, traz para os acadêmicos a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam no decorrer das disciplinas cursadas, adequando a sua carga teórica com a realidade escolar.

Este processo de construção contém em seu todo 120 horas, com 20 horas teóricas, 40 horas práticas e 60 horas de regência, onde foi dividida para o Ensino Fundamental II, 6º, 7º, 8º e 9º ano. A escola aqui em destaque é o Colégio Estadual Monsenhor Juarez Santos Prata, localizada no povoado sobrado, as margens da Rodovia Lourival Batista, à aproximadamente 8 Km da cidade de Lagarto – SE.

O Estágio Supervisionado II busca através da prática docente desenvolver competências que auxiliem nas habilidades necessárias para ser um bom professor de história, capacitando o profissional para unir o ensino à pesquisa.

Além das exigências técnicas do professor é primordial que o mesmo mantenha uma função social, enquanto transformador do conhecimento, assim será mais fácil melhorar a realidade social dos seus discentes. Para tanto, ele precisa dominar todos os conteúdos históricos, conhecer a realidade do aluno e passar a valorizá-lo enquanto sujeito de sua própria identidade cultural.

Compreender o estágio como um tempo destinado ao processo de ensino e de aprendizagem é reconhecer que, apesar da formação fundamental oferecida na academia, só ela não é suficiente para preparar os acadêmicos para o pleno exercício de sua profissão.

Segundo Itamar Freitas (2010) o professor da atualidade deve fugir do ensino embasado no decoreba, onde o professor falava e os alunos ouviam, não havia um ensino ativo onde o professor fala e o aluno complementa.

O Estagio Supervisionado II reflete sobre a formação de professores e sua importância para que essa prática leve o profissional a ser um indivíduo crítico e pesquisador. Ressaltando que a formação de professores deve dá prioridade a diferentes formas de conduzir o ensino-aprendizagem do aluno, dotando-o de criticidade e questionamentos, fazendo com que ele deseje ser autor da sua própria história.

Este relatório consiste em um material descritivo, o mesmo apresenta uma narrativa autobiográfica que relata a vivencia escolar do acadêmico na infância até a fase adulta, relatando sua vida acadêmica, descreve as observações realizadas na escola campo, as aprendizagens decorrentes das situações didáticas trabalhadas, das experiências vivenciadas durante o período de acompanhamento em sala de aula, relata os principais aspectos que compõe o projeto político pedagógico (PPP) e o regimento escolar. Apresenta uma narração do período de micro aulas, destacando o conhecimento adquirido durante as exposições dos conteúdos.

Relata o período de regência, pois a prática é a maneira pela qual o futuro profissional mais especificamente da educação, vai conhecer o seu mundo, ou seja, o campo que ele vai atuar daqui para frente. E também é onde poderá complementar na decisão de sua carreira como educador.    


  1. NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA

Nasci no dia 16 de janeiro de 1995, em um dia de segunda-feira, na cidade de Lagarto-Se. Sempre residi no Povoado Brejo, onde boa parte da minha família mora. Comecei meus estudos aos cinco anos na Escola Municipal Marco Machado de Almeida, situada no mesmo povoado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)   pdf (227.5 Kb)   docx (29.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com