TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Final Estágio Supervisionado Iv - Creas

Por:   •  18/11/2023  •  Relatório de pesquisa  •  7.591 Palavras (31 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 31

                                                           GRUPO SER EDUCACIONAL[pic 1]

                                   FACULDADE UNINASSAU - CARUARU

                  DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV – PEDAGOGIA

                                               

       RELATÓRIO FINAL

ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV - CREAS

Belém de Maria/PE

                  2023

          MARIA JOSÉ DA SILVA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV - CREAS

Relatório Final apresentado ao Curso de Graduação em Pedagogia da FACULDADE UNINASSAU, como requisito parcial para aprovação na disciplina de Estágio Supervisionado IV.

Belém de Maria/PE

                  2023

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        .4
  2. OBSERVAÇÃO DA ROTINA E DOS SUJEITOS.        ..5

 3 ANÁLISE DOCUMENTAL DA INSTITUIÇÃO DE ESTÁGIO...........................8

  1. ENTREVISTA OU QUESTIONÁRIO        9
  2. PLANO DE AÇÃO/INTERVENÇÃO...............................................................12
  3. REGÊNCIAS...................................................................................................14
  4. REFERÊNCIAS..............................................................................................26
  5. ANEXO...........................................................................................................27

1. INTRODUÇÃO

          Este relatório traz as experiências do Estágio Supervionado IV realizadas no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) de ÁGUAS BELAS/PE nos meses de julho a dezembro de 2023. Está situado atualmente na Rua 04 de outubro, nº 85, no Centro de de ÁGUAS BELAS/PE.  É a única Unidade CREAS, devido ao Município ser de Pequeno porte I. A unidade foi fundada em 20 de outubro de 2005, para atender as demandas da Norma Operacional Básica (NOB/SUAS) no enfrentamento das questões sociais referentes as pessoas com direitos violados (crianças, adolescentes, pessoas idosas ou com deficiência, mulheres em vitimadas pela violência doméstica dentre outras causas de violação de direitos).

O CREAS conta com uma equipe multidisciplinar formada por: 1 assistente social, 1 psicóloga, 1 educada social e 1 advogada e a Coordenadora responsável pelas ações de enfrentamento e intervenção e interrupção dos ciclos de violência diagnosticados pela equipe. As principais atividades envolvidas são os atendimentos individuais visitas domiciliares e institucionais, encaminhamento as redes Socioassistencial, reuniões e ações comunitárias, palestras voltadas as famílias e as comunidades, oficinas de convivência e de trabalho socioeducativo, campanha socioeducativas incentivo à geração de trabalho e renda através de capacitação e intermediação de mão de obra, articulação e fortalecimentos locais.

O relatório está estruturado em torno das diversas áreas de estudo exigidas pelo programa de estágio, que inclui o diagnóstico institucional, a política setorial da assistência social, a análise das questões sociais, a proposta de intervenção, o papel do serviço social na instituição e o diagnóstico social. O principal objetivo do curso de Estágio Supervisionado IV da Faculdade Uninassau é proporcionar aos alunos a oportunidade de imersão no espaço socioinstitucional, auxiliando-os no desenvolvimento de competências profissionais e na aquisição de experiência pedagógica no contexto do CREAS.

          O estágio é um momento crucial na preparação de um futuro educador, permitindo-lhe aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos durante os seus estudos num ambiente de trabalho prático. Nesse período, tive a oportunidade de mergulhar totalmente no contexto de atendimento a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social. Um dos aspectos mais marcantes desta experiência foi a presença de uma pedagoga no CREAS, cujo significado se tornou evidente ao longo do estágio. A pedagogia desempenha um papel vital no contexto do CREAS, contribuindo para a promoção do bem-estar, a prevenção de problemas sociais e o desenvolvimento de competências necessárias para superar desafios complexos. Este relatório aprofundará como a presença e a atuação do pedagogo se alinham ao trabalho realizado no CREAS, ressaltando sua relevância para a missão da instituição e da comunidade que atende.

  1.   A OBSERVAÇÃO DA ROTINA E DOS SUJEITOS

           de ÁGUAS BELAS/PE é um município onde a necessidade de abordar questões sociais é evidente através de diversas organizações, incluindo aquelas ligadas à assistência social e ao centro de referência especializado em assistência social (CREAS). O Plano Decenal Municipal de Atendimento Socioeducativo prevê que o Município de de ÁGUAS BELAS/PE implemente suas medidas socioeducativas por meio das equipes de trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) do CREAS, aderindo ao padrão estabelecido pelas SUAS Recursos Humanos. O CREAS presta apoio psicossocial e jurídico aos adolescentes e suas famílias, além de coordenar o Sistema de Garantia de Direitos, demais políticas setoriais existentes e serviços de medidas socioeducativas em ambiente aberto. Frequentemente, os adolescentes cometem uma variedade de crimes, incluindo, entre outros, agressão, roubo, furto, distribuição de drogas, posse de armas ilegais e tentativa de homicídio. Segundo IAMAMOTO (2010, p.114), a questão social refere-se ao processo global de produção e reprodução da vida social dentro de uma sociedade capitalista.

            A citação sugere que os adolescentes também são suscetíveis às ramificações da desigualdade. A questão mais prevalente entre eles é o ato de roubo, o que contribui para a noção de que é resultado da desigualdade. A dependência de drogas é muitas vezes acompanhada pela necessidade de apoio financeiro para continuar o consumo. Neste contexto, o esforço dos Serviços Sociais dentro da instituição é da maior importância para todos os envolvidos, incluindo os utentes, os seus familiares e a sociedade em geral. A ajuda alargada aos jovens adultos procura ajudá-los a recuperar o seu sentido de identidade e, ao mesmo tempo, reintegra-los no seu ambiente familiar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.9 Kb)   pdf (183.7 Kb)   docx (39.7 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com