TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO - Relato Profa. Ez Em - 1 Ao 3 Ano

Por:   •  30/11/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.500 Palavras (6 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Curso de História - Licenciatura: Claretiano – Centro Universitário de Batatais

RELATÓRIO DO VÍDEO QUE APRESENTA A PRÁTICA DOCENTE NÃO PRESENCIAL DO PROFESSOR DO

CLARETIANO - COLÉGIO SÃO JOSÉ DE BATATAIS

Nome do estagiário: LEVI ELIAS DE ALMEIDA CECCATO

Nível de Ensino: (   ) Educação Infantil (   ) Ensino Fundamental I (   ) Ensino Fundamental II ( X  ) Ensino Médio

Séries: 1º ao 3º Ano.

CARACTERIZAÇÃO DO/A PROFESSOR/A:

-Como o/a professor/a recebeu inicialmente a proposta de transformar o ensino (sua ação pedagógica) presencial em não presencial?

Ao receber a comunicação o primeiro passo que ela tomou foi estabelecer os objetivos, bem como, traçar prioridades e metas, no período necessário que o colégio iria trabalhar com atividades não presenciais. Desta feita, dois objetivos principais foram colocados em prioridades, pois ela acreditava que referido período só iria durar meses. Primeiro auxiliar os alunos em suas dúvidas e questões e, ser protagonista na construção de seu conhecimento.

-O/A professor/a recebeu formação para desempenhar sua prática pedagógica não presencial?

Dessa forma, eles fizeram por um período de semanas, reuniões com alguns setores do colégio, como a equipe de tecnologia,  equipe pedagógica, da informação, da comunicação e equipe de audiovisual.

- O/A professor/a realizou alteração ou ajuste do plano de ensino da série ou componente curricular no qual leciona? Se sim, quais foram os ajustes?

Foi criado um pano de aula, pensando as estratégias pedagógicas que ela iria utilizar para as aulas, no plano havia conteúdo essenciais, os objetivos que deviam ser trabalhados, metodologia para as aulas remotas.

- Como o professor percebe os alunos que tem neste ano: seus modos de ver o mundo, suas culturas, quais as conquistas já desenvolvidas por eles/as e quais eles/elas ainda precisam desenvolver?

Eles têm devolvido novas habilidades e conhecido um mundo novo. E tendo acesso a novas tecnologias, que provavelmente muitos deles não teria acesso ou necessidade de usar tão cedo.

- Quais dificuldades enfrenta no dia-a-dia, como procura superá-las?

Como professora ela teve que superar a dificuldade de gravar vídeo aulas, pois ela tinha vergonha de gravar vídeos. Mas ela precisava deixar de lado suas limitações.

- Como compreende a docência na educação básica: qual é a função do/da professor/a de educação básica?

Sem dúvidas ministrar aulas teóricas e práticas no ensino fundamental e médio, em escolas da rede  pública municipal; acompanhar a produção da área educacional e cultural; preparar as aulas, efetuar registros burocráticos e pedagógicos; participar na elaboração do projeto pedagógico; planejar o desenvolvimento do curso de acordo com as diretrizes educacionais; participar de reuniões administrativas e pedagógicas; participar dos colegiados escolares; participar do processo de formação continuada para docentes; colaborar no desenvolvimento de projetos educacionais.

Como é a rotina das aulas; as rotinas são desenvolvidas/vividas por meio de planejamento prévio? Ao descrever a rotina, descreva e reflita ainda o que faria se fosse um professor/a organizador/a da rotina de sala.

A rotina do professor vai além do período em sala de aula. É necessário ter um planejamento das aulas, do que irá ministrar, bem como, quando irá aplicar e proceder a correção de provas e atividades. A aula e a didática a ser adotada na sala de aula não deve apenas focar nos fatos históricos, neste caso, falando da matéria de história. Mas estabelecer relações entre eles e discuti-los sob uma perspectiva própria do aluno. ´

Eu como professor, além da rotina normal de planejamento, aplicação e correção de provas, e preenchimento do diário de classe, ministraria uma aula mais interativa e dialogal com meus alunos, inclusive abrindo para discussões e trazer o ensino histórico para a realidade deles, por exemplo: fazendo relações do que mudou do passado e presente; trazendo exemplos práticos, etc.

- O/A professor/a planeja antecipadamente as aulas não presenciais antes de transmiti-la aos alunos? No planejamento ela considerou os objetivos da aula, conteúdos, estratégias, recursos (materiais didáticos, tecnologia) e avaliação (articulando com o plano de ensino e a apostila da proposta educacional)?

Sim, planeja. Inclusive ela utilizou uma estratégia de aula invertina com o seminário orientado. Ela separou os alunos em grupos pequenos, para que eles pudessem se comunicar melhor, e passou temáticas para que eles pudessem ler e apresentar para os demais alunos. Eles criaram até apresentações com slides.

- As linguagens curriculares/temas/projetos/atividades significativas foram aplicadas de acordo com a BNCC?

   Ela já utilizada o que BNCC aborda, e durante as vídeos-aulas, ela começou utilizar mais ainda. Assim, as linguagens curriculares, os temas, projetos, e atividades significativas foram aplicadas de acordo com a BNCC. O professor se propôs a segui-las de acordo com a BNCC e aplicá-las devidamente em sala de aula.

- Como é a orientação de como os alunos terão acesso à aula. (Recebem mensagem? Recebem link? Qual o meio de divulgação do material de estudo antes da aula).

Os alunos recebiam um link para assistir as aulas remotas e assíncronas, local pelo qual também enviavam suas dúvidas. As aulas eram ministradas ao vivo pelo google meet.

O professor comunicava as famílias através do aplicativo da escola. Os pais também eram comunicados quando deveriam comparecer a escola para retirar as apostilas novas.

- O/A professor apresentou a ferramenta tecnológica utilizada (SAV), para a mediação do ensino e o tipo de ação que nela desenvolvem? Comente.

Ela comentou rapidamente sobre a ferramenta correio, pela qual era enviado o link.

- A aula não presencial é online, ou os pais vêm buscar as tarefas dos alunos? O/A professor/a menciona como desenvolve as aulas do início ao fim?

Como já dito acima, o professor comunicava as famílias através do aplicativo da escola. Os pais também eram comunicados quando deveriam comparecer a escola para retirar as apostilas novas. Os alunos recebiam um link do meet para assistir as aulas remotas e assíncronas. Ela não mencionou no vídeo com desenvolve as aulas do início ao fim.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (187.7 Kb)   docx (128.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com