TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO FILME OLGA

Trabalho Escolar: RESENHA DO FILME OLGA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  4.045 Visualizações

Página 1 de 2

A história de Olga é relatada na forma de uma longa metragem judia e comunista.Na juventude, ela militava entre os comunistas alemães o que a levava tanto a enfrentamentos dos nazistas na rua ,como com a mãe em casa que não aceitava suas escolhas. Por causa das divergências políticas com a família conservadora, Olga saiu de casa.

Após o Resgate do líder Socialista Otto Braun,Olga iniciou treinamentos na URSS ( União das Repúblicas Socialistas Soviética).Ela foi desiguinada em uma missão a escoltar o revolucionário Luís Carlos Prestes, em seu retorno ao Brasil.Eles embarcaram em uma longa viajem,visitando países ,conhecendo pessoas,disfarçados de rico casal.Na viagem eles começaram um caso de amor.A farsa se tornou real,ao chegarem ao Brasil ,já não simulavam mais pois já estavam apaixonados e formavam um casal de verdade.

No Rio de Janeiro organizaram o movimento revolucionário. Em 1936 Olga e Prestes e grande parte de suas forças do Partido Comunista Brasileiro tiveram seus esconderijos descobertos,muitos foram presos e alguns torturados e mortos.É então que começa o calvário de Olga.Nos primeiros meses de prisão ela descobre que estava grávida de Prestes e este fato adiou sua sentença.

Em 1937,contrariando a lei Getulio Vargas deportou Olga grávida de 7 meses em um navio de carga e entregue ao Governo Nazista da Alemanha de Hitler que a procurava desde 1928 .Sendo Judia e Comunista ela foi aprisionada em Berlim em um campo de concentração com extrema crueldade que era imposto a judeus,ciganos,homossexuais e opositores políticos – que nasceu sua filha Anita Leocádia Prestes,homenageando sua avó brasileira que a resgatou junto a sua tia (irmã de prestes) depois de ser retirada dos braços de sua mãe depois dos 14 meses.

Olga Benário Prestes foi executada em uma câmera de gás no campo nazista em 1943.Luís Carlos Prestes cumpriu 9 anos dos seus 47 anos de prisão impostos na sua sentença e foi libertado em 1945 quando ouve o fim da Ditadura Vargas e assim soube da morte de sua companheira.Anita Leocádia Benário Prestes viveu no México com sua avó e tia até os 8 anos quando conheceu seu pai.Hoje é professora universitária de História e aponsentada e vive na cidade do Rio de Janeiro.

Sendo assim,termino com um trecho da ultima carta da Olga antes de morrer:

(...) Lutei pelo justo, pelo bom e pelo melhor do mundo. Prometo-te agora, ao despedir-me, que até o último instante não terão porque se envergonhar de mim. Quero que me entendam bem: preparar-me para a morte não significa que me renda, mas sim saber fazer-lhe frente quando ela chegue. Mas, no entanto, podem ainda acontecer tantas coisas... Até o último momento manter-me firme e com vontade de viver. Agora vou dormir para ser mais forte amanhã. Beijos, pela última vez.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com