TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DOCUMENTÁRIO “O ENIGMA DO TEMPO GÓTICO”

Por:   •  27/3/2019  •  Resenha  •  272 Palavras (2 Páginas)  •  1.285 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO DOCUMENTÁRIO “O ENIGMA DO TEMPO GÓTICO”

O documentário “O enigma do tempo gótico” traz inúmeras informações sobre a arquitetura daquela época, tanto dos elementos construtivos quanto do contexto histórico em que se apresentava. Aborda algumas das principais catedrais góticas, expressando sua beleza e elegância.

Assim como, é possível perceber no documentário algumas das características góticas, como a sua verticalização e exuberância, isso só era possível em virtude de três elemento estruturais utilizados naquela época: o arco ogival, que diferentemente do arco de volta perfeita, como era no românico, dá mais sustentação, o que fazia que a igreja tivesse uma altura maior; o arcobotante que tinha como função transferir a carga da abóboda para os pilares; e a abóboda nervurada, para melhor distribuição da carga.

É importante ressaltar sobre a iluminação das igrejas, que era feita a partir de vitrais coloridos, além da função de iluminação, tinha também a função de catequizar as pessoas analfabéticas daquela época, pois continha inúmeras imagens representando passagens bíblicas.

Um dos pontos em que o documentário mais aborda é acerca do desabamento de algumas igrejas, com isso, pode-se perceber a importância dos elementos estruturais e o cálculo matemático preciso, e ao abordar o tema cálculo, é possível perceber que os arquitetos e engenheiros faziam uso de números divinos, ou seja, números contidos na bíblia para calcular alturas e larguras das igrejas, isso se dava pelo fato de desejar está mais perto de Deus.

Apesar de alguns erros matemáticos, cometidos por arquitetos e engenheiros daquela época, é possível perceber o avanço cultural e das tecnologias construtivas, o que possibilitava maiores alturas e aberturas, revelando beleza, imponência e elegância das construções góticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (27.4 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com