TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reforma E Contra-reforma

Pesquisas Acadêmicas: Reforma E Contra-reforma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/2/2015  •  243 Palavras (1 Páginas)  •  256 Visualizações

Reforma protestante

A Reforma Protestante foi um movimento reformista cristão iniciado no início do século XVI por Martinho Lutero, quando através da publicação de suas 95 teses, em 31 de outubro de 1517 na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, protestou contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica Romana , propondo uma reforma no catolicismo romano.

Lutero partilhava a necessidade de uma religião interior, baseada na comunhão da alma, humilde e receptiva, com Deus. Lutero foi apoiado por vários religiosos e governantes europeus provocando uma revolução religiosa, iniciada na Alemanha, estendendo-se pela Suíça, França, Países Baixos, Reino Unido, Escandinávia e algumas partes do Leste europeu. A resposta da Igreja foi o movimento conhecido como Contra-Reforma .

Contrarreforma

Contrarreforma surgiu no seio da Igreja Católica e foi uma resposta à Reforma Protestante Em 1545, a Igreja convocou o Concílio de Trento estabelecendo entre outras medidas, a retomada do Tribunal do Santo Ofício ,a criação de uma relação de livros proibidos pela Igreja e o incentivo à catequese dos povos do Novo Mundo, com a criação de novas ordens religiosas . Outras medidas incluíram a reafirmação da autoridade papal, a manutenção do celibato eclesiástico, a reforma das ordens religiosase instituições de seminários e universidades, a supressão de abusos envolvendo indulgências e a adoção do latin como a lingua da Bíblia.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com