TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relato de Experiencia Historia da Educação

Por:   •  19/8/2016  •  Relatório de pesquisa  •  914 Palavras (4 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

 LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

PROFESSORA: RITA CAROLINA

CARLOS HENRIQUE DIOGENES SOUZA

DHARLIN RAMON FREITAS FERNANDES

KARLA LOUISE CÂNDIDO DE OLIVEIRA

VANESSA FREIRE DIÓGENES

REFLEXÕES SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO – ATIVIDADE DE PESQUISA SOBRE LOCAIS HISTÓRICOS E EDUCACIONAIS

JAGUARIBE-CE

2016


Introdução

Este trabalho tem como objetivo a construção da nossa percepção sobre a importância e funcionalidade de um espaço histórico da nossa cidade. Escolhemos fazer o relato sobre a Igreja Matriz por ser um espaço mais conhecido de nossa cidade e o mais próximo do bairro e que residimos. Será abordada aqui uma experiência vivida em campo com pessoas do nosso município, visando contribuir para os nossos conhecimentos como futuros educadores.

Metodologia

Após dado o assunto a ser abordado dividimos a equipe em quatro pessoas e logo fomos procurando um espaço histórico a ser falado. Como dito, escolhemos a Igreja Matriz por ser um local próximo do nosso bairro e que tem muita história no município. Saímos em campo para visitarmos e conhecermos melhor o espaço e fazermos algumas perguntas sobre a importância e funcionalidade do espaço para pessoas que ali residem. Como não obtivemos a resposta que queríamos, pesquisamos a mesma em livros do autor Valdir Uchoa Ribeiro, Jaguaribano.

Análise e Discussão

Abaixo, entrevista com três pessoas sobre o assunto abordado.

  • Você sabe como esse espaço surgiu?

Pessoa A: Eu não sei exatamente como esse espaço surgiu. Mas creio que foi criada para a adoração e os cultos do cristianismo católico e, como toda cidade cresce ao redor de sua igreja, imagino que ela tenha sido um dos (se não o) primeiros prédios construídos.

Pessoa B: Não. Quem sabe mais é Tânia minha irmã.

Pessoa C: Não tenho muitas lembranças da fundação por se trata de um espaço centenário, porém escuto os mais antigos falar do encontro de uma imagem por um fazendeiro da época que resolveu construir um espaço pequeno pra oração e devoção do povo.

  • Para você porque este espaço é importante?

Pessoa A: Ele é importante para os cristãos, pois é um espaço onde eles podem realizar os rituais de sua doutrina. Além de, claro, ser um local histórico para a cidade.

Pessoa B: A igreja não é tão importante. O importante é A fé em Deus.

Pessoa C: É um espaço importante por se trata de um lugar de Deus onde as pessoas q professam aquela religião podem agradecer e reconhecer suas falhas, sentindo se assim mais fortalecidos.

  • Você tem alguma lembrança ou boa memória deste espaço?

Pessoa A: Para ser sincero, não frequento aquela igreja desde que eu fiz a minha primeira comunhão. Não tenho exatamente lembranças importantes, mas acho interessante a paz e tranquilidade que há lá dentro quando está aberta durante o dia e não tem quase ninguém.

Pessoa B: Não tenho muitas lembranças boas não. Mas recordo do Pe. Celio Conrado um dos grandes vigários desta igreja.

Pessoas C: Minha lembrança mais recente e boa que tenho é de 2012 quando os Ícones da Jornada Mundial da Juventude estiveram em Jaguaribe foi uma vivência única da presença de Deus e o encontro vivo de diversas expressões da juventude.

  • Você considera esse espaço um local que tem educação?

Pessoa A: Considero a igreja matriz um local de ensinamento unicamente religioso. Claro que, por meio da própria religião, há ensinamentos valiosos a se receber. Mas não acredito que a educação dentro da igreja é o suficiente para fazer um bom cidadão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (172.6 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com