TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Sobre Museu

Exames: Relatorio Sobre Museu. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  254 Palavras (2 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 2

RELATÓRIO DE VISITA

Ao visitar e explorar um museu lidamos com questões como, patrimônio, memória e identidade. Sabe-se que uma das principais funções do museu é comunicar e informar diferentes memórias de um povo de modo a incentivar interpretações transformadoras e que possa contribuir para o enriquecimento cultural. Os museus hoje são compreendidos como espaços dinâmicos, onde são possíveis leituras contextualizadas do processo histórico, uma vez que se volta para a complexidade do social-histórico.

No museu Afro Brasil essa educação patrimonial seria de suma importância, pois todo seu acervo é parte da cultura africana e constitui-se como instrumento de alfabetização cultural, o que possibilita ao indivíduo fazer a leitura do mundo que o rodeia, levando-o à compreensão do universo sociocultural e da trajetória histórico-temporal em que está inserido.

O acervo é diversificado formado por manifestações artísticas afro-brasileira, com a história da diáspora africana e da resistência negra à escravidão e é um forte símbolo de conhecimento e um representante de nossa identidade e conservação do patrimônio. Algumas peças do Museu são originárias da África e outras são réplicas fiéis. Seu acervo é composto de esculturas, máscaras, tecidos, cerâmicas, adornos, instrumentos musicais e jogos africanos. Há também objetos afro brasileiros e a história das divindades. Estabelecer, contextualizar e reconhecer as profundas relações entre a África e o Brasil é a missão principal do Museu Afro Brasil.

Os objetos expostos preservam e celebram a memória e a história do Brasil na perspectiva negro africana, assim como a contribuição desse segmento no estabelecimento da cultura brasileira como a conhecemos hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com