TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Estágio Fundamental

Por:   •  14/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  11.520 Palavras (47 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 47

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        ESTUDO DE ARTIGO        4

2.2        ANÁLISE DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS        7

2.3        ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO        14

2.4        ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE        18

2.5        OBSERVAÇÃO DAS AULAS DE HISTÓRIA        21

2.6        ELABORAÇÃO DE PLANO DE UNIDADE        28

2.7        APRESENTAÇÃO DO PLANO DE UNIDADE        31

2.8        RELATO DA REGÊNCIA        32

2.9        ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO        34

2.10 PROJETO PARA ESTUDO DA HISTÓRIA LOCAL        35

2.11 APRESENTAÇÃO DO PROJETO        37

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        38

REFERÊNCIAS        39

ANEXOS        40


  1. INTRODUÇÃO

Este relatório é uma síntese das observações realizadas na escola “Projeto de Gente Desenvolvimento e Criatividade da Criança LTDA”, da rede particular de ensino, no estágio supervisionado do Ensino Fundamental II.

O objetivo do estágio é colocar o estagiário em contato direto com as realidades da escola, vivenciando os processos de ensino para que se desenvolva condições adequadas à continuidade de sua formação. Através do estágio aprende-se a elaborar, desenvolver e avaliar projetos educativos, a partir da análise da realidade da educação, adquirindo e construindo formas de atuação em sala de aula. Desenvolve-se conhecimentos e habilidades analisando documentos e com o contato direto em sala de aula, na prática e a formação teórica.

 Ao pensar em como elaborar o estágio para atuar em campo foi realizada uma busca junto os alunos e a professora, para que fosse realizada uma ação-reflexão-ação sobre qual projeto que melhor se enquadraria nas necessidades da escola e sendo assim foi escolhido o tema “A escravidão”. Tema vasto e de grande importância ao qual estamos envolvidos diretamente ou indiretamente.

Esse estágio não pode acontecer de forma solta, sem direção, deve-se apresentar uma postura investigativa, de pesquisa, assumindo uma atitude ética intervindo de maneira reflexiva e responsável na situação educacional atual. O objetivo do estágio supervisionado consiste em preparar o acadêmico para realizar atividades escolares, superando os desafios e dificuldades apresentadas no cotidiano dos profissionais em educação, bem como desenvolver suas habilidades para pôr em prática o que lhe foi ensinado pela instituição de ensino superior.

Este relatório está dividido em etapas que apresentarão a escola estagiada, apresentação de como são as turmas, observação das aulas e metodologias utilizadas. Também será apresentado relatos sobre estudo dos artigos apresentados, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e estudo do livro didático.

                          Partindo desse pressuposto é através da interação e do meio que construímos nossa relação, vivência e aprendizagem e atentando-se nas fases da aprendizagem. Através desse relatório foi exposto todas as vivências atribuídas a uma estagiária junto com suas curiosidades e expectativas.


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. ESTUDO DE ARTIGO

A memória foi tida por muito tempo como base para o entendimento de fenômenos políticos e sociais que experienciamos na contemporaneidade. Contudo hoje percebe-se que a memória vai muito além desta concepção, o artigo nos impulsiona a idealização do saber histórico e dos sentidos de continuidade da vida. A memória está ligada as nossas vidas, ao conversarmos com alguém, ler um livro, ouvir uma música, tudo nos remete a lembrar de algo na qual guardamos por considerar importante (ALMEIDA e MIRANDA, 2012).

Para ALMEIDA e MIRANDA (2012), estamos vivendo em uma sociedade que cresce e produz história, e a memória é uma forma viva de se manter e guardar a história, pois permite que seja passada de geração em geração, um exemplo disso é a memória afro-brasileira que por muito tempo teve sua história escondida e depois de muito tempo o governo traz  a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro brasileira e indígena nas escolas como uma forma de resgatar esse conhecimento.

Segundo os autores a ditadura militar e as guerras civis são fatos históricos que por muito tempo não tiveram suas histórias conhecidas do público geral e dos alunos das escolas, desta feita agora passaram a ser pesquisadas e abordadas. Quanto a forma de trabalhar esse conhecimento nas escolas especialmente em sala de aula, nessa nova abordagem histórica, o texto nos relata que o professor utiliza um método diferenciado ao invés de somente passar o assunto. Ele instiga o aluno a pesquisar e construir seu próprio conhecimento, partindo do seu entendimento e ideia de pertencimento sobre os conceitos históricos.  

A escola, e especialmente o ensino de História como campo de saber onde tais questões normalmente são atribuídas como de sua responsabilidade, é profundamente afetada pelos efeitos desse debate, a Memória em suas operações de lembranças e esquecimento consiste em pensar ações inteligíveis que fazem parte do cotidiano dos alunos e orientam seu estar no mundo e que, por essa razão, dizem respeito diretamente ao que pode ser mobilizado como porta de acesso ao saber histórico e ao conhecimento das mudanças e permanências no tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (78.6 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 46 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com