TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio - Ensino Médio Historia

Por:   •  3/12/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.008 Palavras (5 Páginas)  •  2.717 Visualizações

Página 1 de 5

2.3.3 Caracterização da turma estagiada

Durante o Estágio Supervisionado, foi observada a turma do 1º ano contendo um total de vinte alunos, dos quais são doze masculinos e oito femininos. E percebe-se que a professora domina o conteúdo ministrado, expondo de forma diversificada e criativa por meio dos recursos oferecidos pelo Colégio. Em relação à atitude dos alunos a respeito das aulas e dos conteúdos, demonstram disciplina, atenção, interação e muito interesse pelo aprendizado e matéria, apesar da dispersão de alguns alunos que possuem uma jornada diária de locomoção do sítio para cidade.

A respeito da comunicação entre alunos e professor acontece de forma respeitosa, os alunos interagem entre si com o uso da linguagem padrão com frequência regular, havendo boa comunicação, e excelente qualidade na transmissão de ideias e conhecimentos.

É um espaço que favorece o desenvolvimento da autonomia do jovem/adolescente para realizarem suas atividades em grupo, todos têm oportunidade de criarem e produzirem de formas construtivas para o seu desenvolvimento da linguagem e socialização. Também descentraliza a figura do professor onde o aluno é uma das figuras principais na ação pedagógica. Os alunos da turma estagiada todos possuem materiais escolares necessários para realização de trabalhos propostos pela professora. É na maioria filhos de agricultores, empregadas domésticas, manicure, funcionarias publicas e funcionários de estabelecimentos comerciais na cidade e povoados circunvizinhos .

2.3.4 Perfil do professor observado durante o Estágio Supervisionado:

A professora estagiada,cujo nome Maricleia, é licenciada em História pela CESVASF, possui um perfil emocional excelente, sabe ser extrovertida, transmite uma boa animação, segurança e paciência dentro da sala de aula, ela possui um tom de voz que transmite autoridade e emprega o uso verbal corretamente para a turma.

Dessa forma há um enriquecimento na sua pratica pedagógica melhorando na investigação da realidade de cada educando, pois os mesmos necessitam de modelos para construírem na sua sociedade e serem autônomos.

A professora leciona há cinco anos no primeiro ano do ensino médio, é bastante dedicada naquilo que faz, passa a demonstrar amor pela profissão, trata todos com igualdade dando atenção a todos intervinda na dificuldade que lhes apresentam mostrando estratégias para descobertas.

Durante o estagio supervisionado ensino médio e pesquisa do contexto escolar e observação, foi possível verificar na pratica a atuação da professora como ensinar, como lidar com os alunos dentro da sala, como falar, quando chamar a atenção ou elogiar um aluno quando preciso, quando interferir, quando o educando não está compreendendo e atendendo suas expectativas, a melhor maneira de ajudar as crianças em seu aprendizado.

Durante essas 100 horas de estagio entre observação e as outras aulas do nosso estágio, observamos que a metodologia aplicada vem sofrendo transformações significativas reduzindo aos poucos o método de desenvolvimento de suas aulas.

Diante desses aspectos vimos que a partir de implementações de práticas inovadoras, a professora tem a rotina de trabalhar novas formas de ensino através de dinâmicas em sala envolvendo o conteúdo e facilitando a aprendizagem de seus alunos, e prepara muito bem suas aulas. Por vários dias o planejamento se torna seqüenciadosequenciado, ela trabalha vários subtítulos contextualizando e facilitando a compreensão e participação dos alunos. Durante as aulas, acompanhamos as atividades dos alunos e por alguns momentos intervimos .

2.3.5 Descrição das aulas ministradas/assistidas

Nas aulas ministradas, foram expostos os conteúdos estruturantes básicos e específicos por meio livros e slides , com diversas gravuras, frases e textos permitindo os alunos a compreenderem certos recursos da linguagem. De início verificou-se certa dificuldade de compreensão do assunto por parte dos discentes, porém à medida que o conteúdo foi desenvolvido, por meio de diálogo e interação, houve a compreensão da matéria, pragmáticas.

O método utilizado durante as aulas assistidas e ministradas foi à exposição dialogada com a utilização de recursos audiovisuais, nestas aulas verificou-se uma participação dinâmica dos alunos promovendo a interação, nesse caso verifica-se o processo avaliativo mediante as perguntas e respostas utilizadas durante as aulas.

2.4 PLANO DE AULA

1)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (48.8 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com