TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O POSSIBILIDADES DE ENSINO APRENDIZAGEM DA HISTÓRIA AFRO-BRASILEIRA

Por:   •  17/9/2020  •  Resenha  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Disciplina: Pratica Educativa 2

Trabalho sobre: Resenha sobre o Canto de clara: possibilidades de ensino aprendizagem da História afro-Brasileira. Bem como o texto: na trilha sonora da historia: a canção brasileira como recurso didático-pedagógico na sala de aula

Alunos:

O artigo, O canto de clara: possibilidades de ensino aprendizagem da historia afro-brasileira é um trabalho feito por Luciano Magela Roza. O artigo vem estruturado em tópicos. Bem organizado é escrito o autor tem como objetivo trazer uma reflexão sobre as possibilidades de utilização da obra musical da interprete clara Nunes como um recurso didático para o ensino aprendizagem de alguns aspectos da historia afro-brasileira. O autor vai discutir que nas ultimas décadas, a formação dos licenciados em historia vem sendo impactada por um conjunto de proposições e diretrizes gestadas no interior de diferentes campos de referencia, tais como a historiografia é a teoria da historia. Indo além para as pesquisas sobre o ensino de historia e a teoria curricular, entre outros, assim como por interferência do mundo social, politicas curriculares.

Dentro dessa perspectiva, o autor vai discorrer sobre as demandas formativas diversas, tais como o uso de tecnologias em ambiência escolar, a apropriação com finalidades didáticas de diferentes linguagens em circulação no mundo social, a incorporação da dimensão patrimonial ao ensino e a emergência da temática das diversidades como preocupação educativa, tem ganhado importância na formação inicial e continuada e na atuação em contexto escolar dos licenciados.

Com isso, o autor propõe, uma reflexão sobre a utilização da musica como parte do processo de produção de conhecimento histórico na escola, tratamento da historia e cultura afro-brasileira e africana no currículo escolar. Portanto, tal reflexão parte para o autor de pressupostos relacionados, de um lado, ao ensino da historia e, do outro, a apropriação da musica como linguagem para o ensino-aprendizagem em contexto escolar. Considerando assim segundo o autor, os elementos musicas e extramusicais presentes na produção cultural de clara nunes.

Nesse mesmo contexto de ensino-aprendizagem, o autor Luiz Guilherme Ritta Duque, mestre em Historia pela universidade federal do Rio Grande do Sul, vai apresentar em seu artigo chamado: na trilha sonora da historia: canção brasileira como recurso didático-pedagógico na sala de aula.

O autor vai trabalhar com a utilização da musica brasileira como recurso didático nas aulas das disciplinas de historia do Brasil dos cursos de história da faculdade cenecista Osorio. O ponto principal para o autor é, portanto, apresentar possibilidades da utilização da canção brasileira nas aulas de historia dialogando com o artigo do Luciano sobre o ensino é aprendizagem com a utilização da clara nunes, o autor Luiz Guilherme vai apresentando possibilidades nesse processo.

Com isso, Este artigo tem como ponto de partida uma disposição, seguida por alguns questionamentos. A disposição, por parte dos meus alunos de graduação em História da Faculdade Cenecista de Osório, sediada em Osório, Rio Grande do Sul, em utilizar nas suas experiências de estágio em sala de aula a música como recurso didático. Dessa demanda, surgiram alguns questionamentos básicos.

Portanto, O foco principal do pensamento para o autor, foi discutir as possibilidades de trabalho com a canção brasileira nas aulas de História. Com base nessa proposta, onde ele apresentou, em quatro blocos compostos por canções selecionadas, sugestões de atividades envolvendo obras musicais que podem ser pensadas e analisadas como fontes históricas para buscarmos e estudarmos informações sobre o passado. As propostas apresentadas foram desenvolvidas em sua grande maioria com alunos de graduação em História. Algumas delas foram expostas em oficinas para professores, e umas poucas em atividades com alunos do ensino fundamental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (51.4 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com