TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO HISTÓRIA

Por:   •  29/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  964 Palavras (4 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

HISTÓRIA

ALAN FLÁVIO LIMA CHAVES

EDUCAÇÃO INCLUSIVA:

[pic 3]

Corumbá

2015


 

ALAN FLÁVIO LIMA CHAVES

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Trabalho apresentado ao Curso de história da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Educação Inclusiva.

Prof. Regina Celia Adamuz.

Corumbá

                                                                  2015                                                                                  


SUMÁRIO

Introdução _____________________________________________4

Desenvolvimento ________________________________________5

Considerações finais _____________________________________7

Referências Bibliográficas _________________________________8


INTRODUÇÃO

O sistema educacional no Brasil, tem passado por diversas mudanças nos ultimos anos, conseguindo gradativamente respeitar a diversidade, garantindo a convivência e a aprendizagem dos alunos. Porém quando se trata de educação especial, e paramos para analizar a transição do paradigma desta educação no modelo segregado à perspectiva da educação inclusiva, percebemos que ainda temos muito o que aprender e evoluir.

Podemos perceber também que o país obteve um crescimento considerável em prol da educação inclusiva, com base na frase “educação para todos”. Porém ainda encontra dificuldades para obter  visibilidade nos debates políticos-educacionais, os quais deveriam providenciar medidas para uma mudança do modelo segregado à real inclusão da educação.

Um dos fatores importantíssimos nessa modalidade de ensino, que é função da escola, é a conscientização da comunidade escolar como um todo, a qual deve estar preparada psicologicamente para conviver com o diferente e adotar medidas socio-pedagógicas para estimular a todos com relação a inclusão.


DESENVOLVIMENTO

No Brasil, na década de 70, foram criados diversos métodos  para que a pessoa portadora de deficiência pudessem desenvolver suas capacidades e aprimorá-las. Médicos, terapeutas, psicólogos e psiquiátras, passaram a estudar os comportamentos dessas pessoas para então criar técnicas mais eficazes com o intuito de ajudá-las. Contudo, houve a necessidade dessas pessoas de frequenar os sistemas de ensino, mas muitos deles ainda estavam em hospitais psiquiátricos, sem destinção de idade, sexo e tipo de deficiência.

Na década de 80, consolidou-se a Filosofia de Integração e Normalização. Apontou-se a necessidade de o ensino comum e o ensino especial se unirem, compartilhando a responsabilidade pela educação de alunos deficientes. Porém essa união trouxe alguns problemas , tais como a falta de infra-estrutura adequada e o despreparo por parte da comunidade escolar ao receber esses alunos.

Houve um avanço considerado na década de 90 com a Declaração de Salamanca (1994) no que diz respeito as necessidades educacionais especiais (NEE). Ao concordar e assumir os pressupostos dessa declaração, o Governo determina que se tome providências necessárias para garantir acessibilidade e participação nos serviços e recursos disponíveis, oferecendo suportes necessários ao acesso e à participação. Estabeleçam mecanismos participativos e descentrralizados para planejamento, revisão e avaliaçãode provisão educacional para crianças e adultos com necessidades educacionais especiais (DECLARAÇÃO..., 1994, P.4)

Analizando a educação inclusiva nos dias atuais, identificamos algumas dificuldades do próprio Governo em manter o que se determinou, dificuldades tais como: Rede física inadequada, despreparo para ensinar "alunos especiais" ou diferentes, salas de aula com numero elevado de alunos,etc. De certa forma, isto resulta na impotência da equipe pedagógica, famílias, alunos, funcionários de apoio, etc.

O MEC ( Ministério da Educação ) libera recursos financeiros para ações de acessibilidade física, como rampas, elevadores, sinalização tátil em paredes e no chão, corrimões, portas, corredores largos, banheiros com vasos sanitários diferenciados, pias e toalheiros adaptados e carteiras e mesas adaptadas. O fato é que existe um enorme discompasso entre a demanda e a disponibilização dos recursos. O processo é bastante demorado e exige do gestor criatividade para substituir a falta momentanea.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (99.8 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com