TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENSINO-APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA

Por:   •  21/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 4

ENSINO-APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA

Leia com atenção:

O professor de história não opera no vazio. Os saberes históricos, os valores culturais e políticos são transmitidos na escola a sujeitos que trazem consigo um conjunto de crenças, significados, valores, atitudes e comportamentos adquiridos em outros espaços educativos. (FONSECA, Selva Guimarães. Didática e Prática do Ensino de História. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 2004, p. 37).

Assinale a alternativa que melhor explica a afirmação da autora de que “o professor de História não opera no vazio”:

[pic 1]

O livro didático é a principal ferramenta do trabalho do professor, mais que a própria bagagem cultural dos alunos.

[pic 2]

Com recursos didáticos modernos, o professor se dispensado do trabalho de debater com o "vazio" cultural dos seus alunos.

[pic 3]

O professor sempre conta com sua própria bagagem cultural, ainda que os alunos não tenham muito a oferecer para o debate.

[pic 4]

O professor de História sempre conta com uma grande infraestrutura logística no espaço escolar.

[pic 5]

O professor deve considerar o conhecimento prévio dos alunos e, a partir deles, transmitir novos saberes.


As reformas curriculares propostas nos últimos anos para a educação implicam também numa revisão da prática docente. Sobre o papel do professor de História e sua atuação em sala de aula, analise as afirmativas a seguir:

 

I – O professor deve partir da experiência cotidiana dos alunos, adquirida em outros espaços sociais, a exemplo da família.

II – Apesar da formação acadêmica influenciar sua prática, o professor deve ensinar História de modo neutro, sem se posicionar sobre questões políticas ou sociais.

III – O professor deve manter constante aperfeiçoamento e atualização de sua formação acadêmica, para superar formas tradicionais de ensino.

IV – Ensinar e aprender História depende, fundamentalmente, da capacidade de leitura e compreensão da realidade, principalmente por parte dos professores.

 

As afirmativas corretas estão contidas em:

[pic 6]

II, III e IV, apenas.

[pic 7]

III e IV, apenas.

[pic 8]

I, II e III, apenas.

[pic 9]

I, III e IV, apenas.

[pic 10]

I, II, III e IV.

Leia com atenção:

 Quase todos os jovens de hoje crescem numa espécie de presente contínuo, sem qualquer relação orgânica com o passado público da época em que vivem. Por isso os historiadores, cujo ofício é lembrar o que outros esquecem, tornam-se mais importantes que nunca no fim do segundo milênio. Por esse mesmo motivo, porém, eles têm de ser mais que simples cronistas, memorialistas e compiladores. (HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos, 2006, p.13).


As palavras do historiador Eric Hobsbawm oferecem uma reflexão sobre os rumos do conhecimento e do ensino de História nos tempos atuais. De acordo com a citação e com as leituras realizadas, podemos concluir que:

[pic 11]

O professor deve propor novas metodologias, mas manter a base do ensino positivista, que valoriza a história-problema e os eventos mais importantes.

[pic 12]

O professor, nesse contexto multicultural, deve ter a capacidade de integrar e selecionar os conteúdos de forma contextualizada, buscando a interdisciplinaridade e as relações entre presente e passado.

[pic 13]

A renovação na historiografia ampliou o campo de possibilidades do ensino da história, privilegiando os acontecimentos mais recentes e rompendo com o ensino de métodos positivistas e marxistas.

[pic 14]

Ao selecionar os conteúdos o professor deve privilegiar as questões do presente, já que os estudos dos acontecimentos do passado não interferem na realidade atual.

[pic 15]

O presente explica-se por si mesmo, portanto ignorar o passado não implica perda da visão dialética da História, já que a necessidade é de um ensino atual que se aproxime da realidade do aluno.


Vivemos tempos marcados por uma grande transformação nos valore perspectivas educacionais. São, pois, tempos de incerteza. Ao professor cabe acompanhar o rítimo das grandes transformações. Dentre as atitudes que cabem ao professor de História, que procura estar de acordo com os novos paradigmas educacionais, pode-se citar:

[pic 16]

Espírito crítico e compromisso com a transformação da realidade.

[pic 17]

Garantia de perpetuar os valores tradicionais da sociedade.

[pic 18]

Dogmatismo em relação aos conteúdos estudados sem possibilidade para debates.

[pic 19]

Transmissão de conhecimentos dos conteúdos a serem aplicados.

[pic 20]

Compromisso com uma dada ideologia que deve ser repassada aos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (122.9 Kb)   docx (52.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com