TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Remanescentes Quilombolas: Nossos Pais Culturais Estão Próximos

Por:   •  13/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 2]

Remanescentes Quilombolas: Nossos Pais Culturais Estão Próximos

INTRODUÇÃO[pic 3]

O nosso trabalho irá apresentar um conceito sobre quilombos que seja diferente de “local isolado formado por escravos negros que fugiram”. “Quilombo” é o nome dado no Brasil aos locais de refúgio dos escravos que fugiam de engenhos e fazendas durante o período colonial. Hoje em dia o termo usado é “Comunidades Quilombolas” e nem todas essas comunidades são originadas de fugas no período escravista, mas, sim, de múltipras possibilidades. De fugas inclusive, ou quem sabe do simples desejo de construir um lugar onde famílias negras pudessem viver sem sofrer os preconceitos comuns em uma sociedade onde a grande maioria vivia ainda segundo uma mentalidade escravista. Nós também focalizaremos uma comunidade bem próxima da nossa região, a Comunidade da Base que é bem pouco conhecida, mas ainda preserva um pouco da cultura afro-descendente.

(SENZALA- Museu Senzala Negro Liberto

Redenção - CE)[pic 4]

 METODOLOGIA

O nosso trabalho se iniciou com a escolha dos membros da equipe e teve continuidade à medida que escolhemos e buscamos desenvolver o tema. Foi decidido que falaríamos sobre a cultura afro-descendente no Brasil focando as comunidades quilombolas; desde o conceito até a formação delas na nossa região. Depois de decidido o tema, foram realizadas pesquisas sobre diferentes conceitos relacionados a comunidades quilombolas até adquirirmos conhecimento sobre a Comunidade da Base. Para aprofundar o conhecimento sobre essa comunidade, foram realizadas algumas visitas nas quais nós entrevistamos pessoas, tiramos algumas fotos e conseguimos desenvolver o nosso projeto.

(Membros Da Comunidade Quilombola Da Base)

[pic 5]

EQUIPE:

Ana Carla

Ana Carolina

Heloisa Monteiro

Ívina Carla

Jéssica Moreira

Jennyfer

Leilane

           Maynara

        Patrícia Ellen

    Thays Dos Santos

RESULTADOS ESPERADOS

Depois de todo esforço aplicado nesse trabalho, esperamos conseguir atingir os nossos objetivos e alcançar as melhoras notas possíveis. Esperamos despertar o interesse da população por esse tema tão pouco estudado e promover o respeito pelas pessoas que vivem em comunidades quilombolas e estimular a valorização da cultura afro-descendente.

PROFESSORES ORIENTADORES:

Adriano Anjos

Simony

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (297.8 Kb)   docx (227.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com