TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História, filosofia e sociologia da educação

Por:   •  20/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 3

História, filosofia e sociologia da educação

Questão A:

De acordo com o enunciado da questão, a educação tem o poder de interferir na sociedade uma vez que é o principal agente capaz de transformar e mudar a sociedade em que vivemos. A Pedagogia Histórico-Crítica, iniciada em plena ditadura militar, foi fundamental para o desenvolvimento da educação em nosso pais.

O principal pesquisador e influenciador, Paulo Freire, fez da educação um ato político, buscando na educação uma forma de libertar a população das amarras da desigualdade social e construir uma nação em que os jovens de classes baixas tivessem a oportunidade de uma educação melhor, sendo capazes de modificar sua realidade e por consequência, transformar a sociedade.

Além disso, Paulo Freire era a favor de uma educação livre de opressão e violência, baseada no diálogo, indo na contramão da situação do país naquela época de regime militar. Assim, o pensamento crítico foi uma forma de questionar os modelos de educação que eram utilizados, na tentativa de propor um novo modelo de educação que integrasse a educação e a sociedade, fazendo com que alunos, professores e pais fossem capaz, de juntos, modificar a sociedade em que viviam, fazendo o aluno compreender e atuar criticamente para sua aprendizagem e mudança do seu contexto histórico.

Questão B:

O estudo das disciplinas de Filosofia e Sociologia no ensino médio se faz muito importante uma vez que, a partir do conhecimento adquirido, é possível formar cidadãos com pensamento crítico e atuantes na sociedade em que vivemos.

Na disciplina de Filosofia, os alunos devem aprender que seu papel como homem é fundamental para suas relações com o mundo e as transformações que podem realizar, além da importância na educação como ferramenta transformadora e inspiradora do pensamento crítico, formando cidadãos para o conhecimento.

A disciplina de Sociologia, oferece a oportunidade de reflexão sobre o mundo em que vivemos e a nossa sociedade, a vida de cada indivíduo e como ele age, reage e interage.

Assim, ambas as disciplinas são fundamentais para o desenvolvimento do indivíduo como ser pensante e atuante em sociedade.

Psicologia da educação

Questão A:

As contribuições que a psicologia traz para a construção do conceito infância são muitas, principalmente por ser na infância que ocorre o desenvolvimento humano de forma mais intensa.

A Psicologia do Desenvolvimento tem como foco a infância, uma vez que esse ramo da psicologia busca entender a criança, o adolescente e o adulto através da descrição de seu comportamento e mudanças psicológicas nessa fase da vida que reflete em todas as outras etapas posteriores.

Sendo a definição de infância pelo dicionário ou pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), é possível notar que a ideia central e comum se refere a um limite de idade, doze anos, para definir a infância e seu encerramento. No entanto, a idade não é a ferramenta mais adequada para a definição da infância, e sim o estado emocional, seu desenvolvimento psicológico em constante transformação, objeto de estudo da Psicologia. Assim, a psicologia se faz necessária para entender essa fase da vida e se reflete na educação, de modo que, é justamente na infância a fase inicial de alfabetização, de relacionamentos com o mundo fora do seio familiar, desenvolvimento da educação em todos os aspectos, somado à construção de valores e relações que serão utilizadas durante a vida toda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (40.9 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com