TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica - Depois do Gelo: Uma História Humana Global 20000 - 5000 a.C. de Stven Mithen

Por:   •  2/5/2020  •  Resenha  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO[pic 1]

LICENCIATURA EM HISTÓRIA

ANDERSON ADRYAN BATISTA PASSOS

ATIVIDADE SOBRE O NEOLÍTICO

RESENHA CRÍTICA DO TEXTO: DEPOIS DO GELO - STEVEN MITHEN

Disciplina: História das Sociedades da Antiguidade Oriental.

Prof. Dr. Caroline Borges.

Recife – PE.

2019.

NEOLÍTICO FOI O MOMENTO CRUCIAL NO DESENVOLVIMENTO DA HUMANIDADE. SERIA O NEOLÍTICO O COMEÇO EFETIVAMENTE DA HISTÓRIA?

        O texto de Steven Mithen traz dados importantes do desenvolvimento da humanidade desde tempos mais remotos onde nossos antepassados eram pequenas comunidades de nômades caçadores-coletores, pintavam em cavernas e não tinham nenhuma noção de um mundo moderno. O escritor vai apresentar de maneira cronológica como esses  desenvolvimento na vida e organização desses antepassados que influenciaram no curso da história da humanidade atual. Então seria o neolítico foi o momento crucial do desenvolvimento humano? Em tese, neolítico não seria um momento crucial para esse desenvolvimento, mas um dos momentos desse desenvolvimento - pois não é o único - há vários registros arqueológicos recuperados na África Oriental e do Sul, de indivíduos de várias espécie humanas com datações de 4 a 1 milhão de anos atrás, são fósseis de hominídeos encontrados que se inclui na família humana, e essas datações é um período crucial na pré-história e na história do homem.

        Muitos estudiosos desconsideram que antes desses acontecimentos que ocorreram por volta de 20.000 - 5.000 a.C. foram importantes para esse desenvolvimento e o anterior a isso é algo a ser refutado, O Mithen vai dizer que não havia indícios escritos, documentos ou coisas semelhantes a essas - e de fato não havia, pois ainda não existia a escrita - havia apenas vestígios e fragmentos de instrumentos que esses antepassados fizeram (armas de caça, instrumentos de pedra, detritos de alimento, moradas abandonadas, vasos de cerâmica, pinturas em paredes, etc) e o próprio Mithen vai considerar isso como lixo que as pessoas deixaram para trás e que são pessoas que nunca serão identificadas - que soa como algo ligado ao positivismo e a relação de “homens heróis”, pessoas importantes que são necessárias para se contar a história - mas não é necessário identificá-las para entendermos a importância delas para o desenvolvimento da humanidade. Analisando esse desenvolvimento são levantadas alguns questionamentos: Esse lixo que é examinado não faz parte ou tem importância histórica? E só porque essas pessoas não serão identificadas, elas deixam de ser importante para o desenvolvimento da humanidade? (embora esse segundo questionamento já tenha sido respondido acima).

Ele aponta que após da última era do gelo (evento que ocorreu por volta de 20.000 a.C, e é conhecido como Último Máximo Glacial) as comunidades hominídeas que sobreviveram às condições severas que esse evento causou, foram os responsáveis pelos desenvolvimento da mente moderna, uma mente criativa, uma mente com poderes de imaginação, curiosa e com uma capacidade de inventar coisas, aparentemente, ilimitada - essa seria a mente moderna - que se diferencia de qualquer ancestral humano e assim veio o desenvolvimento. Contudo, essa mente moderna e a capacidade de criar organizações e civilizações complexas só surgiram a partir desse tempo e nenhum ancestral humano tinha essas capacidades? Logo após essas análises e questionamentos, ver-se que Mithen diz que consequentemente a esses eventos glaciais houveram as surtos de aquecimento global, com ondas de calor e chuvas seguidas por subidas e descidas de temperatura, que deram o fim a era do gelo e tornaram o mundo que conhecemos hoje e isso também foi responsável pelo desenvolvimento da agricultura, que começou com a domesticação de algumas espécies de plantas e hoje se tornou um grande negócio. Porém, por causa das atividades humanas - queima de combustíveis fósseis e desflorestamento em massa - aumentou a extensão de gases de estufa na atmosfera e está elevando as temperaturas globais e sabemos que isso atualmente, quanto futuramente modificará novamente a nossa história. Então como será o nosso futuro desenvolvimento?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (81.4 Kb)   docx (56.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com