TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Estratos do Tempo

Por:   •  2/9/2021  •  Resenha  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha referente ao texto ´´Estratos do Tempo`` do Koselleck

O livro, Estratos do tempo: estudo sobre história, escrito por R. Koselleck, nos primeiros anos do séc. XXI, mas só foi traduzido para o português em 2014.

Koselleck inicia dizendo que ´´estratos do tempo`` é uma metáfora, que remete a formações geológicas de tempos e formações diferentes que se transformaram e se diferenciaram. Quando a ciência natural passou a ser colocada na perspectiva histórica, foi possível começar a separar os planos em que os acontecimentos ocorriam.

Sendo assim, o autor diz que os historiadores organizam o tempo de duas formas: a linear, como uma flecha, onde os acontecimentos ocorrem de forma irreversível; e o circular, onde os acontecimentos são recorrentes. Contudo, para o autor, ambas são insuficientes sozinhas, mas que se complementam, visto que toda sequência histórica contém elementos lineares e recorrentes.

Em um momento posterior, Koselleck diz que o tempo histórico é formado por estratos que se ligam uns aos outros, mas que não são dependentes entre si. Além disso, ele também fala que os estratos do tempo são vestígios de experiências.

Ao decorrer do texto, o autor fala sobre como o tempo no processo histórico é igual a singularidade das experiências; que a história se apoia em repetições, mas que elas não se sobrepõem a singularidade, dissertando sobre o fato de indivíduos com mais experiências, no caso os mais velhos, diminuem a capacidade de se surpreenderem; e que a mudança no método e na experiência, que se feitos em conjunto modificam o entendimento da pesquisa.

Também fala sobre a primeira modernidade, que é quando o estudo é baseado na vivência da pessoa q protagoniza a história. Cita Grimm, que se baseia no sentido alemão da palavra história, que é a experiencia, e o usa para criar um paralelo entre o que ele acredita e reforçar a ideia de que a história é a ciência da experiência. E ocorre um questionamento de que a história gera perguntas e que não podemos fugir disso.

Para finalizar o texto, existem três formas de adquirir conhecimento para o autor: a surpresa, que ocorre em todos mas é individual; a repetição de experiências; e mudanças que ocorrem devagar ou subitamente1eff. Ao unir os três se pode ter um melhor entendimento do que é história.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (37.8 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com