TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Germinal

Dissertações: Resenha Germinal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 3

Germinal

Germinal. Direção: Calude Berri. Produção: Patrick Bordier. Roteiro: Emile Zola.

Musica: Jean-Louis Roques. 1993. 1DVD (151 min).

A historia do filme “Germinal” se passa na França na época da Revolução Industrial, a historia tem como protagonista “Ettiene”, é um rapaz que vem de uma outra cidade para procurar emprego, e acaba conseguindo em uma mineradora, lá ele indignado ao ver o trabalho escravo que é proposto aos trabalhadores, resolve então liderar uma greve. No início os trabalhadores ficam com receio de aceitar e acabarem morrendo de fome. Ettiene consegue convencer os trabalhadores, pois eles já estão cheios de passar tanta humilhação, daí então resolvem entrar em greve, mas infelizmente não tem sucesso, porque o dinheiro começa acabar, as pessoas acabam ficando doentes e morrendo sem recurso algum. Por fim eles acabam desistindo da greve, e pedindo seus empregos de volta, pois as possibilidades democráticas da Revolução Francesa mostravam-se ilusórias. Esse filme se passa na época do Realismo e podemos comparar algumas características do Realismo com as do filme. O Realismo diz que “o homem é escravo da sociedade, ou de seu próprio corpo; que o corpo humano é controlado por leis que transcendem a vontade e a moral do homem”. E no filme existe uma cena, onde um senhor fica doente e mesmo assim, tem que ir trabalhar, para não perder o emprego e morrer de fome. Segundo Taime (1828 á 1893 determinismo científico) o homem é um produto do meio ambiente, produto da raça a que pertence produto do momento histórico. Ele se refere ao homem, ou seja, ao ser humano como uma maquina produto ou algo que pode ser comercializado. No filme há uma cena, onde um senhor dono de um armazém, chantageava e abusava das mulheres, para que elas obtivessem credito em seu armazém. Assim se deitando com ele, elas conseguiam comida para o sustendo de suas famílias. Então havia uma troca de um produto (o corpo) por outro (alimentos). No determinismo o homem é fruto direto d o meio, logo destituído de liberdade total de decidir e de influir nos fenômenos em que toma parte. No filme os burgueses eram donos de tudo, das casas, das mercearias, e quando não eram donos, mesmo assim conseguiam mandar em tudo e todos, e os menos favorecidos eram obrigados á obedecer, “eles tem liberdade, mas não liberdade total, de fazer o que querem e como

O filme mostra a luta e o sofrimento dos trabalhadores para adquirir seus direitos, retratando um momento difícil em sua história e mostrando que até algumas vidas foram perdidas para que os direitos que se tem hoje, como registro profissional, direito à greve e condições de trabalho e saúde se tornassem realidade. Ainda hoje, em pleno século XXI, trabalhadores reivindicam seus direitos com greve.

O filme também apresenta cenas chocantes que despertam para a realidade do trabalho no século XIX. A vida familiar tornava-se insuportável quando não havia nenhum tipo de privacidade. O sexo deixava de ser expressão afetiva para tornar-se uma manifestação do instinto.

O filme é indicado a todos os estudantes de história e sociologia e pesquisadores que se interesse pela lutas de classes sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com