TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobrevivendo Livro Trabalho Lar e Botequim

Por:   •  3/12/2019  •  Resenha  •  1.372 Palavras (6 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 6

Chalhoub introduz o primeiro capítulo, intitulado “Sobrevivendo”, enunciando o que pretende nele analisar: as condições de reprodução da vida material dos sujeitos da obra, os trabalhadores pobres da cidade do Rio de Janeiro do início do século XX. A partir daí, o autor divide o capítulo em cinco partes para melhor destrinchar as questões em torno dessa problemática central. Isso permite uma maior compreensão do texto e concatenação das ideias exploradas, sem interrupção do fluxo de leitura. A resenha, portanto, também será organizada na mesma divisão proposta pelo autor.

Na primeira parte, numa tentativa de, segundo Chalhoub, “reconstruir o esforço das classes dominantes em elaborar uma nova ética de trabalho no período pós-Abolição”, são abordadas as visões ideológicas da elite política acerca das classes baixas e do trabalho. Por meio da análise de debates na Câmara dos Deputados sobre a repressão da ociosidade, o autor consegue transmitir com muita clareza a mentalidade político-ideológica da classe política acerca do papel do pobre na construção de uma nação moderna e que pretendia sair de seu posto de subalternidade para equiparar-se aos países de capitalismo plenamente desenvolvido da Europa.

Ao importarem desde conceitos de compêndios ingleses, como o das “classes perigosas” a projetos de lei que impunham mecanismos de controle de corpos proletários, é possível perceber o desejo de, tanto na prática como na teoria, se construir uma ética de trabalho como a que Weber enxergara no protestantismo alemão e compatível com os valores capitalistas. Para incuti-la na população, há o desafio de se valorizar o trabalho numa sociedade até então escravista, propondo-se então a criação dos tipos “trabalhador” e “vadio”, de modo a  convencer um contingente populacional imenso que vivera um gradual processo de libertação a permanecer docilmente na labuta, numa tentativa de dissociá-la da memória da escravidão em favor da introdução da nova ordem burguesa. A própria repressão, incapaz por si mesma de manter essas massas em seus velhos grilhões, é apontada por Chalhoub como parte dessa estratégia visto que, como as próprias fontes apontam, não era dotada apenas de caráter punitivo, mas também para educar o infrator para o trabalho.

Seria interessante, ao trabalhar a questão do ócio, que o autor tivesse detalhado melhor o que seria a boa ociosidade dos deputados mencionada na página 47. Se o trabalho é o pagamento da dívida contraída por viver em sociedade, é difícil pensar até que ponto mesmo os ricos estariam isentos de contribuição. Compreensivelmente, não fariam parte das classes perigosas, afinal seriam, devido ao nascimento, moralmente educados e seus vícios em nada ameaçariam à ordem vigente. No entanto, ao descrever na página 50 que as classes altas seriam naturalmente mais inclinadas ao trabalho, como haveria lugar para um ócio, ainda que positivo e filosófico, das elites? Evidentemente tratam-se de trabalhos diferentes com conotações sociais distintas, contudo, um debate sobre essa contradição da ideologia trabalhista do início do século XX seria pertinente e válido de ser explorado nessa obra.

Em seguida, Chalhoub volta seu olhar de cima para baixo, para os conflitos envolvendo membros da classe trabalhadora associados a rivalidades étnicas e nacionais. Deste modo ele explora, ao mesmo tempo, as redes de solidariedade nacional entre patrícios e a concorrência feral pelas simpatias do patrão, palavra de ordem de um mercado de trabalho capitalista em formação, já extremamente saturado e logicamente com péssimas condições de trabalho. O autor faz uso extensivo de exemplos retirados de suas fontes (depoimentos policiais), mas que de fato são ilustrativos e por vezes cômicos, sem atrapalhar a narrativa mas, pelo contrário, engajando o leitor no texto. Ao descrever não somente situações individuais mas relatar também a frequência de cada tipo de ocorrência (entre conterrâneos ou entre brasileiros e imigrantes) e evidenciar a raça dos brasileiros envolvidos, Sidney Chalhoub consegue dar uma dimensão do quanto as rixas nacionais e étnicas influenciaram na desunião da classe trabalhadora carioca e na limitação do movimento operário, quadro muito visível em uma situação específica relatada na última parte do capítulo.

 

Em mais de uma ocasião, o sentimento antilusitano que já se fazia notável pelo menos desde antes da Independência é ressaltado pela aversão que muitos brasileiros nutriam pelos imigrantes portugueses recém-chegados e  que já dominavam o comércio e as habitações coletivas, não por menos sendo acusados de exploradores, avarentos e, muito sintomaticamente, de serem responsáveis pelo atraso do Brasil. É interessante observar que esse movimento partia tanto daqueles que eram de fato, naquele momento e historicamente, oprimidos pelos portugueses, que agora os preteriam na contratação de empregados e os despejavam de suas casas, mas também da elite, que inspirava-se nos europeus do Norte para criar para si um modelo de desenvolvimento desvinculado do passado colonial.

Na terceira parte do capítulo, Sidney Chalhoub resgata o paternalismo e as tensões presentes na relação patrão-empregado. Ao analisar novamente relatos policiais de situações ocorridas no ambiente de trabalho de pequenos e médios empreendimentos, com o nepotismo sendo uma ocorrência comum, é possível enxergar como a concretude do projeto de nova ética de trabalho das elites para o povo dependia do paternalismo e do patrimonialismo para se materializar na realidade brasileira. Segundo os próprios legisladores, uma pena adequada para um trabalhador desobediente (uma palavra por si só com carga paternalista) seria a mesma que os pais infligem aos filhos. Mesmo sem mergulhar demais em arquétipos sociológicos, é dificil afirmar que o novo modelo teria o mesmo sucesso não fossem as relações estreitas que uniam patrões e empregados e consequentemente, o interesse numa possibilidade tangível de ascensão profissional e social, situação exemplificada pelo autor no texto, que afirma que algo similar não era de modo algum atípico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (55.5 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com