TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do livro A era dos impérios

Por:   •  29/1/2017  •  Resenha  •  851 Palavras (4 Páginas)  •  1.827 Visualizações

Página 1 de 4

INTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO - CAMPUS PINHEIRO

MEIO AMBIENTE 2014, VESPERTINO

DISCIPLINA:HISTÓRIA

PROFESSOR: GILMARY FAÇANHA

RESUMO DO CAPÍTULO 3 DO LIVRO A ERA DOS IMPÉRIOS.

JOÃO PAULO RODRIGUES DINIZ

PINHEIRO-MA

2016

Eric Hobsbawm faz uma breve introdução ao imperialismo que emergiu ao redor do mundo a partir de 1875 em 1914. Para o autor, o período de tempo entre o final do século XIX e início do século XX pode ser listado como uma era de impérios, porque nesse periodo houve o maior número de governantes auto-proclamados imperadores, e foram reconhecidos como tal no mundo ocidental.

Esse período é uma época em que um novo tipo de império surge , o império colonial . Entre 1880 e 1914, a maior parte do mundo fora da Europa e das Américas foi formalmente dividido em territórios que estavam sob o governo formal ou sob o domínio político informal de uma série de estados, principalmente Grã-Bretanha, França, Alemanha, Itália, Holanda, Bélgica, Estados Unidos e Japão.

Duas grandes áreas do mundo foram totalmente divididas por razões práticas: África e no Pacífico. não restou um estado independente no Pacífico, totalmente dividido entre britanicos,francêses, alemãos, holandêses, americanos e japonêses. A África era dominada por britânicos, francêses, belgas, alemãos, portuguêses e Espanhois. Já a maioria dos impérios asiáticos permaneceram independentes, muito embora, tenham sido delimitados como “zonas de influência”, devido ao seu desamparo político e militar.

Apenas a américa não foi afetada pelo imperialismo colonial como resalta o autor.

´´Só uma das regiões  principais  do  planeta  não  foi  afetada  substancialmente  por  esse  processo  de divisão.  As Américas eram, em 1914, o que haviam sido em 1875 ou, neste sentido, nos anos 1820; uma coleção única de  repúblicas soberanas,  com exceção do  Canadá, das ilhas do Caribe e de partes  do litoral caribenho. À exceção dos EUA, seu status político  raramente impressionava alguém, além de seus vizinhos.  Era  perfeitamente  claro  que,  do  ponto  de  vista  econômico,  elas  eram  dependentes do mundo desenvolvido ``

Segundo o autor, o evento mais importante de XIX é a criação de uma economia global, que gradualmente penetrou nos mais remotos cantos do mundo. Esta globalização não era nova, mas acelerou nas décadas de meados do século. O termo imperialismo adquiriu uma dimensão económica significativa, uma vez que é no século XIX que a economia global que penetra todos os cantos do planeta é formada, e termina ligando os países "fortes e fracos" com operações de commodities, dinheiro e as pessoas.

O desenvolvimento tecnológico dependia de matérias-primas que estavam em locais remotos. Estes desenvolvimentos não mudaram a forma e as características dos países industrializados ou de industrialização, embora eles criaram novas filiais das grandes empresas. Mas eles transformaram o mundo, na medida em que tornou-se um complexo de territórios coloniais e semi-coloniais tornou-se gradualmente produtores especializados de um ou dois produtos para exportação para o mercado global.

Hobsbahawm não nega que os paises colonizadores se consideravam superiores aos países conizados, assim sendo superiores aos povos de peles mais escuras.

´´É impossível negar que a idéia da superioridade em relação a um mundo de peles escuras  situado  em  lugares  remotos  e  sua  dominação  era  autenticamente  popular,  beneficiando, assim, a política do imperialismo, Em suas grandes ex-posições internacionais, a civilização burguesa sempre se orgulhara do triunfo triplo da ciência, da tecnologia e das manufaturas,  Na  era  dos  impérios,  ela  também  se  orgulhará  de  suas  colônias``

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (77.5 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com