TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do livro "O que é educação?"

Por:   •  17/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 2

UERJ/FEBEF

Graduação em Pedagogia

Resenha do livro: “O que é educação?”

Professor(a): Marcos

Aluno(a): Thainá Gonçalves de Moraes

Sobre a reflexão do texto “O que é educação?”, remete-se ao passado, onde a colonização acontece, onde em algumas regiões do Brasil existem tribos indígenas até hoje.

Compreende-se que existe uma diversidade no ensino, e que o aprendizado vai além da sala de aula, e ainda mais, pode-se caracterizar o professor como elemento fundamental, mas outros agentes podem exercer o seu papel, como os pais, ocorrendo vários tipos de educações. Por exemplo, as vivencias e situações entre pessoas podem atribuir para um novo saber, agentes familiares, religiosos, culturais, amigos, trabalho contribuem para o desenvolvimento de cidadãos participativos na sociedade.

Um trecho do texto chamou a atenção “mas, na pratica, a mesma educação que ensina pode deseducar (...)”, portanto devemos ter cuidado para que não ocorra uma confusão na hora de fazer experimentos com os alunos ou tentar passar exemplos, podendo obter diferentes reflexões, negativas ou positivas, e ainda sim aplica-las de forma errada na vida.        

A educação é um exercício para que o educador conduza o educando a buscar o conhecimento, deteriorando a ignorância do ser humano, sendo assim uma pratica social. Sabemos que com o decorrer do tempo a educação se aprimora, cada vez mais obtendo novas perspectivas, ou seja a educação está em constante mudança.

Concluo que educação é um direito e dever de todos e que a atribuição do poder dos governantes sobre as teorias passadas em sala de aula, é de certa forma revoltante, pois a educação não deveria ser manipulada, sendo ampla e diversificada. E por fim, a escola não se caracteriza somente em uma instituição, mas sim em todos os lugares que atribuem para a aprendizagem e o conhecimento sendo ele aluno ou até mesmo o professor, pois o ensino deve estar sempre presente em nosso meio sendo aprimorado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (41.3 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com