TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Filme: O Pianista

Ensaios: Resumo Do Filme: O Pianista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  2.028 Visualizações

Página 1 de 3

As memórias do Pianista polonês Szpilman, são retratados neste emocionante filme, conta como começaram as restrições aos Judeus em Varsóvia e como conseguia sobreviver ao Holocausto. Incitado com cenas chocantes e belas musicas, este filme teve 7 indicações ao Óscar, incluindo o de Melhor Filme. O filme mostra o surgimento de Gueto da Varsóvia, quando os alemães construíram muros para encerrar os judeus em algumas áreas, e acompanha a perseguição que levou á captura e envio da família de Szpilman para os campos de concentração. Wladyslaw é o único que consegue fugir e é obrigado a se refugiar em prédios abandonados espalhados pela cidade, ate que o pesadelo da guerra acabe.

Mas quem é realmente Szpilman, além de um pianista?

Ele é um judeu, de boa família, de bom emprego, mas ainda assim não deixa de ser um cidadão totalmente ordinário, no sentido mais literal da palavra. Quando a guerra estoura do seu lado, ele não tenta realizar actos heróicos, pois a realidade não é assim. Ele apenas vê e acompanha, passo a passo, a degradação e humilhação (e sofre junto com elas) de seu povo, ao mesmo tempo que tenta sobreviver de acordo com as regras impostas pelos nazistas.

Os judeus foram inicialmente colocados para viver em guetos, separados dos alemães, e eram tratados como gado pelos soldados nazistas, que matavam por prazer e diversão. Tudo isto vai descobrir à medida que Szpilman também descobre tais acontecimentos. Corpos jogados na rua, às moscas, a luta por um pedaço de pão, o medo que todos eles sentiam com a aproximação de um soldado nazista, o preconceito que as próprias pessoas de origem alemã tinham para com os judeus (afinal, a propaganda nazista de superioridade estava no auge naquela época) são situações comuns no dia-a-dia dessas pessoas.

Quando Szpilman é separado de sua família (o que para ele foi sorte, pois foi separado também da morte certa – pelo menos por mais um tempo), a sua trajectória dentro da guerra muda totalmente. Ele é ajudado por um amigo polaco e um oficial alemão, Wilm Hosenfeld, que o ajudará a sobreviver nos últimos dias de guerra emprestando-lhe um casaco e trazendo-lhe comida. E assim passa a viver escondido de todo mundo dentro de esconderijos providenciados, até o seu final derradeiro.

O Pianista é um filme também perfeito. Com locações incrivelmente realistas, vestuário adequado, cenas de combate (que são poucas, e novamente, todas elas vistas pelos olhos de nosso protagonista) ainda mais realistas que as locações, e mesmo alguns efeitos especiais - como em uma cena com aviões – os factores técnicos do filme tornam ele ainda mais sublime de ser assistido. É um trabalho com cenas incrivelmente fortes, mostradas sem censura, sem véu, o que faz tudo se tornar ainda mais assustador.

Adrien Brody esta de parabéns pela sua magnifica interpretação, uma das melhores que já vi. Também esta de parabéns Roman Polanski que sofreu na pele a loucura de Hitler, uma vez que sua mãe morreu num campo de concentração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com