TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Filme Gandhi

Casos: Resumo Filme Gandhi. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2015  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  750 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo do filme Gandhi e comparação com o Brasil

No filme relata-se a vida de um povo que sofre com as adversidades , o racismo, a desigualdade social, pobreza, a exploração dos menos favorecidos, porém, foi com a força da palavra de um líder, de seus ensinamentos “o caminho da verdade e do amor é um só”, e de sua principal arma: o amor, que a vida de muitos voltaram a sorri.

Mostra a luta pacifica de um homem que enxergava além do seu tempo, e teve o despertar de sua consciência social, uma visão humanista e universalizante , usando somente sua voz e sua inteligência, levando esperança à aqueles que já não a enxergava.

Sua politica da não agressão alcançou não só o apoio das massas, mas também a burguesia indiana e o reconhecimento internacional. Aos poucos, levando suas palavras motivadoras e pacifistas aos diversos povos da Índia, Gandhi vai diminuindo o sistema de dominação inglês: com a união de Hindus, Siques e Mulçumanos pela independência; a recusa dos camponeses em pagar os impostos; a igualdade para as mulheres; a recusa à bebida alcóolica; o boicote ao tecido inglês; a marcha do sal, forçando o vice-rei da Índia a ceder as políticas reformadoras paulatinamente, desmoralizando a dominação inglesa, buscando assim a independência da Índia.

O carismático Gandhi teve força para manter os povos unidos contra a dominação britânica, mas não o bastante para conter interesses conflitantes de mulçumanos e hindus.

Algumas semelhanças entre o Brasil e a Índia, ambos são países que lutaram por sua independência, possuem favelas super populosas, onde as habitações são em sua maioria em barracos, a pobreza é suprema, muitas o saneamento básico é escasso e a violência gerada pela pobreza.

No Brasil existe as diferenças de classes sociais baseada no capitalismo, já na Índia essa divisão acontece pelo sistema das castas, este sistema já foi abolido a anos, porém é muito forte.

Atualmente podemos notar grandes manifestações, porém muitos grupos dispersão de seus reais objetivos e buscam ganhar as atenções através de conflitos, destruição de patrimônios públicos e entre tantos outros. Lideres diferentemente de Gandhi que foi relatado, não possuem a força de liderança e organização de seu grupo em busca de melhorias.

As desigualdades sociais, raciais relatados no filme, é notoriamente encontrados em nosso dia a dia, a busca para acabar com esses preconceitos são notórios, porem ainda difíceis de serem acabados. Se cada ser humano levasse os ensinamentos de Gandhi, a paz e o amor, em seu cotidiano, provavelmente teríamos um mundo melhor.

Referencias:

http://pt.wikipedia.org/

https://www.youtube.com/watch?v=o_8BMGJYPJE

http://www.suapesquisa.com/biografias/gandhi.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com