TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Quentin Skinner As fundações do pensamento politico moderno

Por:   •  22/10/2018  •  Resenha  •  251 Palavras (2 Páginas)  •  985 Visualizações

Página 1 de 2

 Quentin Skinner - “As fundações do pensamento político moderno”

Na obra o autor busca entender os pensadores modernos com ênfase nas cidades estados italianas do sécs XIII - XVI.

O autor traz os valores Humanistas (Filosofia tendo o Homem no centro de tudo, e busca aos valores clássicos) como o principal fator das ideias da época - A revalorização do ideal romano no período republicano, buscando imagens como a de Cícero que é citado diversas vezes na obra e grande influenciador nos ideais republicanos resgatados pelos pensadores italianos como Petrarca.

Skinner coloca a educação como formadora da “Virtude”destes príncipes assim colocando a imagem de um grande “herói” possuidor do Virtus.

Maquiavel em Skinner -  Com a ascensão dos Médici, as produções do pensamento humanista, tomam um rumo diferente dos ideais republicano, e começa a ter um objetivo de elevar o despotismo dos príncipes como idealismo. Maquiavel em sua obra “O Príncipe” dirigida ao então estadista Lourenço de Médici, tem o objetivo instruir a manutenção de poder e status do príncipe. O autor debate que em Maquiavel, há um conflito entre a Virtu, e a Fortuna, dois conceitos que em maquiavel se contrastam. A Virtu manteria a paz e a estabilidade do principado, já a fortuna atrairia desonra e o fracasso, porém a Virtu procura utilizar a Fortuna de forma útil. Não seria necessário que o príncipe seja verdadeiramente virtuoso, mas que aparente ser conforme a necessidade, ou seja a virtude deve ser deixada de lado para que o estado seja mantido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (41.5 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com