TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Sobre o Filme A Guerra do Fim do Mundo

Por:   •  24/8/2021  •  Resenha  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Sem dúvida, Euclides da Cunha foi um dos principais intérpretes da Guerra de Canudos (1896-1897), e como não poderia deixar de ser, através de sua principal obra, Os Sertões (1902), contribuiu fortemente para a construção de uma imagem de Conselheiro que se cristalizou por muito tempo. José Calasans, importante estudioso canudense, chega a afirmar que a interpretação de Euclides, prendeu a história de Canudos em uma “gaiola de ouro”.[pic 2]

Jorge Mario Pedro Vargas Llosa, marquês de Vargas Llosa é um escritor, político, jornalista, ensaísta e professor universitário peruano. Vargas Llosa é um dos romancistas e ensaístas mais importantes da América Latina e um dos principais escritores de sua geração.  Autor de uma extensa obra literária, recebeu em 2010 o prêmio Nobel de Literatura.

tudo que se tem escrito sobre Canudos, o consenso geral elegeu a obra de Euclides da Cunha como a mais cultuada. Embora não tenha sido o primeiro livro sobre Canudos, Os Sertões institui-se ainda hoje como um paradigma literário.

imigrante do peruano Mario Vargas Llosa

A Guerra do Fim do Mundo, lançado em 1981, é um romance importante na trajetória de Vargas Llosa. Nele, o autor reescreve a Guerra de Canudos dando voz a representantes de vários setores e estamentos da sociedade da época, ampliando e diversificando o olhar do leitor sobre os eventos.

o autor promoveu intensa pesquisa de campo, viajando por meses pelos sertões do nordeste brasileiro. A ideia era um roteiro cinematográfico que nunca foi filmado e depois se transformou em um romance. Mas o autor deixa claro que “Uma das primeiras coisas que li em português foi Os Sertões, de Euclides da Cunha. Para mim, foi uma das grandes experiências da minha vida de leitor.”

Em A guerra do fim o mundo a narração da história, é realizada a partir de vários pontos de vista destacando-se três: os fictícios Galileu Gall - o frenólogo anarquista estrangeiro que se desloca para o sertão baiano em busca de uma comunidade socialista-, Barão de Canabrava - que expressa uma visão bastante lúcida dos acontecimentos, apesar, de ser um representante dos latifundiários baianos-, e do Jornalista míope – correspondente de um jornal da Bahia que acompanha a guerra a partir da expedição de Moreira César, e que após a guerra, decide escrever um livro sobre o acontecido, e que faz um dos papeis de personagens-escritores de Vargas Llosa, representando desta forma, não só Euclides, como ele próprio.

o ponto central que permeia A guerra do fim do mundo é a retomada da problemática norteadora do livro de Euclides: a dicotomia existente entre civilização e barbárie, que permanece na América Latina até os dias atuais, segundo Vargas Llosa, e onde a questão do fanatismo17, tem um lugar de destaque.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (406.7 Kb)   docx (413.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com