TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Filme (a historia oficial)

Por:   •  26/10/2020  •  Resenha  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – UERN

CAMPUS AVANÇADO PREFEITO WALTER SÁ LEITÃO – CAWSL

DEPARTAMENTO DE HITÓRIA

DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À HISTÓRIA

PROFª. DRª. Josiane Maria de Castro Ribeiro

Estudante: Kleuvin de Santana Ferreira

Data:13/10/2020

Resumo Crítico do Filme (A História Oficial)

 Filme “A História Oficial” Diretor: Luis Puenzo Ano:1985 Argentina

O filme a história oficial se passa na argentina no período de pós ditadura,      A história, que acompanha uma professora Alicia(a protagonista), seu marido Roberto e a Gaby, sua filha adotiva, que apesar de toda tragédia ocorrida em seu pais tem uma vida tranquila alicia é uma professora comum apegada a história tradicional contadas nos livros até que começa a ser confrontada em sua sala de aula pelos seu alunos e pela história que não era contada em seus livros. Então após encontra uma velha amiga a anna que foi torturada, violentada e que passou 7 anos exilada ela começa a revela tudo o que lhe ocorreu, Alicia se depara com algumas realidades que perecia não conhecer. A partir desse momento alicie começa a desconfia e a pensar que sua filha pudesse ser uma das vítimas dessa crueldade causadas pela ditadura e então ela vai em buscar da verdade que acabam afetando-a diretamente.

A história oficial é por sinal um belo filme bem eloquente, pois, apesar da ditadura aparecer meio que onipresente não vemos a violência a opressão dos militares em ação, mas mostra as tragédias sociais causadas a vemos como uma sombra com seus danos e consequência afetando todos de diferentes medidas.

O filme nos traz momentos de bastante eloquência e que passa a problematiza alguns assuntos até então resolvidos e escritos pelos grandes poderes, duas frases que chamaram muita minha atenção citada no começo do filme “A História é a memória dos povos”, “se não nos deixam publica a verdade a mentira triunfará”. Essa ênfase que eu trago a respeito da problematização feita pelos alunos na sala de aula há memorias que não foram registradas e outras que foram caladas. observando e fazendo uma reflexão identificamos faces importante levando em consideração a temática abordada em nossa disciplina que por sinal é de suma importância para nossa reflexão a respeito daquilo nos é proposto como conhecimento. Alicie (acredito assim como uma parte da população de seu país) era alienada, embora o país estivesse vivendo uma crise extrema praticamente em todos os âmbitos sociais estavam sendo vendada pela manipulação de notícias e informações manejada pelos grandes poderes fazendo assim que uma parte da história ficasse em oculto aos olhos de uma parte da população.

Por outro lado, temos os jovens alunos da professora alicie que representa a maior parte de população que vivenciava diretamente  e era afetada e silenciada pela repressão ditatorial, mas que estava se levantando em busca de justiça, memória de seu povo e da verdade assim expondo as histórias que estavam sendo caladas e manipuladas pelo poder, o filme não deixa de ser um documento histórico que tenta dar visibilidade a história argentina que muitos não enxergaram. Um documento histórico que faz com que a realidade vivida na época do regime militar não seja apagada e que não se repita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (71.9 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com