TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História do Direito - Resumo Filme Sócrates

Por:   •  25/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  285 Palavras (2 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 2

História do Direito

Aluna: Ana Clara Rodrigues dos Santos

2º Semestre/ Noturno

O filme se inspirou nos diálogos de Platão, principalmente nos acontecimentos mais marcantes da vida de Sócrates. O relato da acusação de Sócrates em 399 a.C no Tribunal de Atenas, foi um deles. Sócrates foi acusado de Corrupção da Juventude, de Negar os Deuses da cidade e Introduzir Deuses novos, por Meleto e Anitos. O filme mostra pequenos diálogos socráticos, um muito importante, o Críton, onde o diálogo se dá entorno a prisão de Sócrates quando ele recebe esse antigo amigo, o qual tenta convence-lo a fugir da prisão. Mas Sócrates diz que, se morrer não é por causa das leis e sim por culpa dos homens, concluindo que as leis do ‘’Além’’ lhe receberia com doçura. Na prisão Sócrates recebeu seus discípulos pela ultima vez, quando estava prestes a tomar o veneno que iria mata-lo, ocasião a qual ele defendeu a tese de que não iria morrer e que sua alma sobreviveria a morte do corpo.

Sócrates ia contra a ideia dos sofistas, alegando o falso saber. Os sofistas eram aqueles que ensinavam politica aos jovens por meio de certo pagamento. Pode se dizer que eram um dos maiores inimigos de Sócrates.

No dia do julgamento de Sócrates ele recebe novamente a visita de seus discípulos para se despedirem. Colocado mediante o júri, parecia não se concentrar no debate ou na defesa de suas atitudes. Nos dois processos que definiram sua culpa e sua pena, Sócrates fazia crítica aos seus acusadores, mas sem nenhuma vez questionar a validade das acusações elaboradas contra si mesmo. Sócrates parecia não se importar com a própria morte. Condenado por Atenas, Sócrates aceitou a pena em que foi obrigado a ingerir cicuta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (25.4 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com