TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo sobre a Historia da psicologia

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 2

Historia da Psicologia

  • A historia da psicologia começa a ser construída entre os Gregos a partir dos anos de 700 a.C, neste período os gregos era o povo mais evoluído, e com o desenvolvimento econômico permitiu a construção das primeiras cidades-estados. Contudo a Grécia foi se tornando muito rica, e para que ela continuasse a se desenvolver era necessário soluções praticas para agricultura, arquitetura e organização social. No entanto, a partir dessas necessidades, a Física, a Geometria, e a teoria política foram se avançando, tais avanços permitiram que o ser humano ocupasse das coisas do espírito, como a filosofia e a arte.

É entre os filósofos gregos que surge a primeira tentativa de sistematizar uma psicologia. Os três filósofos gregos que marcaram a época com suas teorias foram Sócrates, Aristóteles e Platão.

Sócrates (469-399 a.C) postulava a razão como a principal característica humana, e foi com Sócrates que tudo começou, ele dizia que a razão era o que separava os homens dos animais, a razão permitia ao homem sobrepor-se aos instintos.

Platão (427-347 a.C) discípulo de Sócrates, para Platão havia um lugar na cabeça onde se encontrava a alma, uma medula que ligava a alma com o corpo. Platão define a alma separada do corpo, dizia que se a pessoa morresse, a sua alma ficava livre para ocupar outro corpo.

Aristóteles (384-322 a.C) foi um dos mais importantes pensadores da historia da filosofia, diferente de Platão, Aristóteles dizia que a alma e o corpo não se separavam. Para ele tudo o que cresce e se reproduz possui alma. Aristóteles estudou a diferença entre razão, percepção e as sensações.

Contudo nos anos de 2300 os gregos formularam duas teorias, a Platônica, que dizia que a alma era separada do corpo e a Aristotélica, que dizia o contrario da Platônica, onde a alma e o corpo não se desassociavam.

  • A psicologia no Império Romano e na Idade Média: No Império Romano uma das principais características era o cristianismo, pois o cristianismo que dominava o Império Romano na época. Por volta de 400 d.C houve varias invasões bárbaras que afetou a economia e os territórios romanos, mas ainda assim o cristianismo continua a comandar, e ate ganha força.

Como a igreja católica era quem dominava o império romano na época, falar de psicologia nesse período é relacioná-la ao conhecimento religioso. Houve dois filósofos que contribuíram na psicologia neste período, Santo Agostinho e São Tomas de Aquino.

Santo Agostinho (354-430) baseou-se na idéia de Platão, que o corpo e a alma eram duas coisas diferentes, mas para ele o que ligava o homem do corpo não era a medula espinhal, mas sim Deus.

São Tomas de Aquino (1225-1274) baseou-se na idéia de Aristóteles, que o corpo e a alma não se separavam e que existia a essência e a existência, sendo que a existência é o próprio homem e a essência era voltada para Deus.  

Contudo São Tomas de Aquino encontrava argumentos racionais para justificar os dogmas da igreja e continuava garantindo ela como monopólio do estudo do psiquismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (55.4 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com