TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro de Atividade Complementar

Por:   •  26/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 2

Roteiro de Atividade Complementar

Aluno: Valdinei André Santana  RA: C2713H0 6ºsemestre turma: PS6P33

Atividade Desenvolvida: leitura de artigo cientifico: As confissões da carne: o último volume da História da sexualidade de Michel Foucault (4horas)

Data:13/04/2020

Relatório:

No dia 13/04/2020 fiz uma reflexão sobre o artigo as confissões da carne : o ultimo volume da historia da sexualidade de Michael Foucault. O trabalho traz uma pequena parte da historia da sexualidade na idade media e como a religião cristã dialoga com a questão da subjetiva do corpo.

No aspecto histórico, a transexualidade vista do prisma da religião cristã, pode ser considerado partir de um silogismo entre as ideias de corpo e desejo do período grego, e as concepções romanas da igreja cristã refletidas pelo filosofo francês Michael Foucault (1976). Para o pensador, o cristianismo rompe com o conceito de “corpo para o prazer” típico do pensamento grego, onde o desejo se manifesta no corpo e traz a perspectiva de uso subjetivo da “carne cristã”.

. A carne passar ser a “substancia ética”, que deve ser manejada por um sujeito teologizado. Cria-se a partir dai uma relação de poder onde a forma subjetiva de representação do corpo esta condicionada ao controle dos desejos balizado nas regras de analisar se a si mesmo.

O jogo de obediência às regras da religião cristã impõe o servilismo, a obediência hierárquica presente no matrimonio e, portanto, delimitada ao dualismo homem-mulher. Fora desse dualismo, outras formas de subjetividades estão fadadas ao desgoverno carnal, sendo desobediência e morte espiritual de acordo com Santo Agostinho.  

Uma vez que a transexualide foge ao modo de ser proposto como aceito pelo cristianismo, o transexual priva se, de certa forma de um direito de acesso a religião cristã, enfrentando assim discriminação e preconceito.  A possibilidade que se abre se da em uma discussão entre religião e espiritualidade. Teixeira (2005 ) salienta que a espiritualidade e a mística têm como missão sensibilizar o sujeito  para captação do “outro lado das coisas” (pag 15) de muitas coisas, incluindo a experiência religiosa.

Conclui-se partir da analise feita de perspectiva teórica fenomenológica que o ser pode expressar sua espiritualidade como forma de se colocar no mundo sem se apresentar como definido pela religião. Dessa forma, o ser-ai abre a possibilidade da experiência religiosa sem sofrer o preconceito estabelecido pela visão religiosa.

Roteiro de Atividade Complementar

Aluno: Valdinei André Santana  RA: C2713H0 6ºsemestre turma: PS6P33

Atividade Desenvolvida: leitura de artigo cientifico:

Data:13/04/2020

Relatório:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (88.7 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com