TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Significado de Pedagogia como Reflexão sobre Educação

Por:   •  21/6/2016  •  Artigo  •  8.472 Palavras (34 Páginas)  •  8.571 Visualizações

Página 1 de 34

UNIDADE I: A CIÊNCIA PEDAGÓGICA E SEU OBJECTO

1.1. Significado de Pedagogia como Reflexão sobre Educação

1.1.1. Conceitos, Objecto e Objectivo da Pedagogia

• Conceito de Pedagogia

A palavra Pedagogia vem do grego (pais, paidós=criança; agein=conduzir; logos=tratado, ciência) que significava conduzir a criança ao saber.

Portanto, na Antiga Grécia, eram chamados de Pedagogos os escravos que acompanhavam as crianças que iam a escola, fazendo valer sua autoridade quando necessária, o que lhes conferiu o desenvolvimento de grande habilidade no tratamento das crianças.

Segundo Piletti (2004), Pedagogo é o especialista em assuntos educacionais e Pedagogia é o conjunto de conhecimentos sistemáticos relativos ao fenómeno educativo.

Daí que de acordo com Durkheim & Radice, citados por Piletti (2004), existem diversas definições de Pedagogia, a destacar:

 Pedagogia é a ciência da Educação.

 Pedagogia é a ciência e arte de educar.

 Pedagogia é a arte de educar.

 Pedagogia é a reflexão metódica sobre a Educação para esclarecer e orientar a prática educativa.

Nesta perspectiva, é de salientar que a Pedagogia não pode se limitar ao entendimento de como se dão as relações educativas e ao estabelecimento de directrizes gerais para a educação nos horizontes ampliados da emancipação humana e da maioridade dos sujeitos, mas sim, presidir a organização e condução da instituição educativa, no sentido de como se vão dar as relações internas de poder, mediadas pela infra-estrutura de recursos e controles, e de como se vão relacionar a gestão institucional, a dinâmica das relações interpessoais e a produção ou circulação dos conhecimentos.

O Conceito moderno de Pedagogia, conforme Prof. C. Mattos citado por Piletti (2004), refere que ela é a filosofia, a ciência e a técnica da educação. Esse conceito é completo porque abrange todos os aspectos fundamentais da Pedagogia.

• Objecto da Pedagogia

O Pedagogo não possui quanto ao seu objecto de estudo um conteúdo intrinsecamente próprio, mas um domínio próprio (a educação), e um enfoque próprio (o educacional), que lhe assegurara seu carácter científico. O objecto de estudo do Pedagogo compreende os processos formativos que actuam por meio da comunicação e intercâmbio da experiência humana acumulada. Estuda a Educação como prática humana e social naquilo que modifica os indivíduos e os grupos em seus estados físicos, mentais, espirituais e culturais.

Nesta ordem de ideia, o Objecto da Pedagogia é a prática educativa, ou seja, o fenómeno educativo.

• Objectivo da Pedagogia

A Pedagogia assenta-se no desenvolvimento de serviços científico-técnicos que permitem a reflexão, ordenação, a sistematização e a crítica do próprio processo pedagógico, do processo educacional e do processo educativo.

No entanto, sumariamente, o Objectivo da Pedagogia é a reflexão, a crítica, a ordenação e a sistematização do processo educativo.

1.1.2. Aspectos Fundamentais da Pedagogia

Fundamentalmente, a Pedagogia apresenta-se sob 3 (três) aspectos: o Aspecto Filosófico, Científico e Técnico.

 Aspecto Filosófico – esse aspecto abrange os princípios fundamentais da educação, tais como as relações da Educação com a vida, os valores, os ideais e as finalidades da educação. Procurando responder às seguintes questões:

 O que deve ser a educação?

 Para onde a educação deve conduzir as novas gerações?

O Aspecto Filosófico procura estabelecer as directrizes da Educação de acordo com os valores de cada povo e de cada época.

 Aspecto Científico – a Pedagogia moderna apoia-se nos dados apresentados pelas ciências, procurando estabelecer o que é a Educação. Ela se apoia principalmente nos dados das ciências que estudam o comportamento humano. Portanto, desenvolvimento científico de áreas do conhecimento como a Psicologia, a Biologia, a Sociologia, a Antropologia, as Ciências Políticas e a Economia trouxe uma contribuição muito importante para o estudo do comportamento.

A integração dos conhecimentos dessas áreas tem possibilitado a identificação de factores que influenciam no comportamento. É impossível identificar o comportamento através de uma única causa. O comportamento humano é resultado de factores psicológicos, biológicos, antropológicos, sociológicos, económicos e políticos.

 Aspecto Técnico – refere-se à técnica educativa, ao como educar. Este aspecto situa-se entre o filosófico e o científico, isto é, entre o que deve ser e o que é, ligando o ideal ao real.

Sob o aspecto técnico estuda-se: os métodos e processos educativos; os sistemas escolares; as normas e directrizes orientadoras da parte estática e da dinâmica de sala de aula; os métodos e as práticas de ensino; as técnicas de trabalho escolar.

1.1.3. Divisão da Pedagogia

Em consonância com o conceito último de Pedagogia, ela divide-se em Disciplinas Filosóficas, Científicas e Técnicas.

 Disciplinas Filosóficas:

 História da Educação

 Filosofia da Educação

 Educação Comparada

 Política Educacional

 Disciplinas Científicas:

 Biologia Educacional

 Psicologia Educacional

 Sociologia Educacional

 Disciplinas Técnicas

 Administração Escolar

 Higiene Escolar

 Organização Escolar

 Orientação Educacional

 Didáctica Geral e Especial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59.6 Kb)   pdf (272.8 Kb)   docx (42.7 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com