TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUAL É O SIGNIFICADO DA PSICOLOGIA DA PEDAGOGIA?

Tese: QUAL É O SIGNIFICADO DA PSICOLOGIA DA PEDAGOGIA?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  Tese  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 2

QUAL A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA PARA A PEDAGOGIA?

A Psicologia tem grande influência na pedagogia, pois ela representa atualmente o desenvolvimento e facilita a convivência com as pessoas ao redor, a tolerância e a paciência.

Considerando que a pedagogia tem grande participação na realidade das escolas infantis, onde se verifica que a falta de materiais e profissionais que possam exercer a função de auxiliar a criança.

A psicologia do desenvolvimento por exemplo evidencia as etapas/fases biológicas universais a todo se humano, e como no decorrer dessas fases, o ambiente escolar interage com as transformações física a criança ajudando no seu desenvolvimento infantil e educacional.

Através da Psicologia é possível compreender a amplitude das Ações e comportamentos , em tratando da educação, todo o Pedagogo tem um pouco de psicologia, o que faz com que as duas profissões ande juntas dentro de uma sala de aula.

Por este motivo a Psicologia torna-se importante , pois visa atender ao aluno e não, como é tradicional, voltar-se para a satisfação das políticas e metas do Estado, devemos deixar esse tradicionalismo de lado, buscar uma mudança efetiva nesse quadro Educacional.

A Psicologia é o estudo do comportamento e da subjetividade humana, preocupa-se com as manifestações de nosso inconsciente, ou seja, o estudo do homem em todas as suas expressões sejam nosso comportamento que são visíveis e todos ou a subjetividade de nossos sentimentos. Como educadores aprenderemos a lidar com gente com suas particularidades, por isso precisamos aprende com a psicologia, pois nos mostrará o que as teorias e nossa didática não mostrarão a importância de ver o aluno como um ser único e também de como a educação influência na formação da subjetividade deste aluno, visto que são seres humanos em desenvolvimento e que a interação com o outro, e sua vivencia social formará a sua subjetividade pois a subjetividade é a relação do sujeito com o seu meio.

É através da Psicologia que o professor sabe identificar e lidar com os diversos perfis psicológico de uma classe. Saber também os encaminhamentos dados. Foi com base na psicologia que Jean Piaget e Vigotsky souberam tão bem identificar os comportamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com