TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O verdadeiro significado do uso da pedagogia

Artigo: O verdadeiro significado do uso da pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  Artigo  •  1.197 Palavras (5 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

A necessidade de formação de educadores é grande em nosso país. Nossa população é predominantemente jovem, e precisa de quem a conduza ao mundo mais amplo dos adultos. A instituição escolar tem papel decisivo para tal, o que determina exigências sociais quanto à formação de educadores.

Na década de 1990 o governo federal liberou a abertura de inúmeros cursos de nível superior e entre eles os cursos de Pedagogia lideraram o número de vagas abertas. Em outros termos, há um grande campo de trabalho – necessidade social de educadores – mas o mercado de trabalho – vagas disponíveis e valorização salarial – não cresceu na mesma proporção.

Sintetizando: hoje o campo de trabalho á amplo, mas o mercado apresenta dificuldades em função do número de pessoas que desejam ingressar nele. Em termos de opções, o pedagogo pode atuar como professor na educação infantil (pré-escola), na educação fundamental I (professor do primeiro ao quinto ano), como coordenador ou supervisor de ensino, como orientador educacional, dirigindo suas ações ao acompanhamento do desenvolvimento dos alunos, e como diretor escolar.

DESENVOLVIMENTO

Pedagogia é a arte e ciência da educação e ensino, ou melhor, o modo de ensinar.

As pessoas estudam pedagogia para ensinar crianças de seres iniciais por isso precisa estudar e ter sua formação em pedagogia para que possa exercer seu cargo com mais conhecimento segurança. Ela vem sendo um curso de grande importância no Brasil, pois a pedagogia se ocupa cm processos educativos, maneiras de ensinar, mas antes disso tem um significado bem mais amplo, ela é um campo de conhecimento ao mesmo tempo uma diretriz orientadora da ação educativa.

O Alemão Schimed- Kawarzik (1983) chama a pedagogia de ciência da e para a educação, ela tem um caráter ao mesmo tempo explicativo, praxiólogico e normativo da realidade, pois investiga teoricamente o fenômeno educativo.

Portanto a pedagogia é um conjunto de conhecimento que vem se destacar cada vez mais, e também as pessoas está percebendo como esta ficando cada vez mais obrigatório estudar, pois sem o estudo não conseguimos nada, a única opção e estudar mesmo, para que possamos ter bom conhecimento e colocar- mos em pratica tudo o que aprendemos. Pois não se refere somente no trabalho educativo. Ou seja, na praticas escolares, mas também a um imenso conjunto de outras praticas como na família, no trabalho, na rua etc.

Ela esta presente em todos esses lugares, pois esses lugares precisam de educação e a pedagogia nem sempre acompanhada do ensino e da pratica das pessoas. No entanto a educação corresponde uma pedagogia, na verdade em todo o meio tem que ter educação, pois esta transformando as pessoas, em seres bem mais preparados para a formação e o desenvolvimento humano.

A educação é assim, uma praticam humana, e social, que modifica os seres humanos nos seus estados físicos, mentais, espirituais, que da uma configuração a nossa existência humana individual e grupal. Escreve a esse respeito o pedagogo alemão Schmied – Kowarzik (1983).

A sociedade depende tanto da formação e da evolução dos indivíduos que a constituem, quanto este não podem se desenvolver fora das relações sociais. São esses processos formativos que constituem o objeto de estudo da pedagogia. Esse intervém basicamente através da comunicação e intercambio da experiência humana acumulada, isto é dos saberes e modo de agir construído pela humanidade.

A educação é uma pratica social que busca realizar nos sujeitos humano as características de humanização plena. Toda via, toda educação se da em meio a relações sociais. A educação só pode ser critica, pois a humanização plena implica a transformação dessas relações. Isso significa que a pedagogia lida com o fenômeno educativo, enquanto expressão de interesse social em conflito na sociedade em que vivemos.

Dizer do caráter pedagógico, da pratica educativa, é dizer que a pedagogia, a par de sua característica de cuidar dos objetivos e formas metodológicas.

Beilerot (1985) escreve que a pedagogia é,sobretudo a ação pedagógica é, Por um lado, a imposição [...] de um sentido cultural arbitrário e, por outro lado, uma pratica, ou seja, um conjunto de comportamento e ações conscientes e voluntários de transmissão de saberes [...]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com