TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PEDAGOGIA SOCIAL: CONCEITO, O QUE É, SIGNIFICADO

Por:   •  17/12/2017  •  Bibliografia  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 2

22/08/2017 e 29/08/2017 - Pedagogia Social como cultura Pedagógica.

Professoras convidadas: Margareth e Conceição.

PEDAGOGIA SOCIAL: CONCEITO, O QUE É, SIGNIFICADO.

Pedagogia Social é uma área do conhecimento que se dedica ao estudo das questões da sociedade e da formação para o desenvolvimento humano. A Pedagogia Social trabalha principalmente com a educação social. A Pedagogia Social está relacionada a uma alternativa de educação em espaços não escolares, visando à inclusão social e a formação cultural de grupos excluídos, como a população indígena, os quilombolas, a população rural, as mulheres, as crianças carentes, os presidiários, os portadores de necessidades especiais, entre outros. Uma pedagogia educativa que viabiliza a concepção de uma educação integral, integrada e integradora, que se faz ao longo de toda a vida, em todos os espaços e em todas as relações.

DEFINIÇÕES DE PEDAGOGIA SOCIAL.

Pedagogia social como uma Pedagogia do Encontro, Socorro e do Resgate. Resgate do aluno que antigamente fora excluído de alguma forma pela sociedade, excluído por uma desigualdade social, pelo olhar que não reconhece as singularidades de cada ser.

Pedagogia Social como uma cultura do encontro, encontro com o outro e consigo mesmo, em uma relação que demanda diálogo e amorosidade.

É necessário a humanidade, o sentimento de afeto. É preciso que se deixe afetar e que afete o outro neste processo, cujo ensino é uma troca, onde quem ensina também aprende com aquele que ensinou.

A Pedagogia Social é uma decisão pessoal. Uma opção por fazer o diferente, o novo, por buscar soluções e caminhos para o que muitos já rotularam como sem futuro. Uma decisão por superar o pessimismo visto em todos os ambientes da sociedade.

A Pedagogia Social assim exige Inteligência emocional, Inteligência intelectual e Inteligência Planetária, que faz do pedagogo um teórico prático em formação, ciente do inacabamento humano e decidido pela escola pública onde acredita que todo ser humano é capaz de aprender.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (70.1 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com